Shell Iniciativa Jovem

35 anos de Shell LiveWIRE International

31/07/2017

O Shell LiveWIRE é um Programa de investimento social desenvolvido pela Shell que existe em 15 países, incluindo o Brasil. E você sabe como tudo começou? O Programa original foi lançado em 1982, na Escócia, em resposta ao alto número de jovens desempregados da região. A ideia era tornar o jovem desempregado em alguém que gerasse trabalho e renda, e, assim, melhorasse a situação econômica da região.

Desde seu início na Europa, o Programa se disseminou ainda para a América do Sul, Ásia, África e Oriente Médio. Em cada país onde existe, o Shell LiveWIRE tem um foco diferente. No Reino Unido, por exemplo, o Programa encoraja negócios voltados à energia e aos desafios de uma população crescente. O LiveWIRE de Brunei  trabalha com negócios que possam ser integrados à cadeia de suprimentos da própria Shell. Já o LiveWIRE brasileiro é formado pelo Shell Iniciativa Jovem e pelo Shell Iniciativa Empreendedora, e o Shell Iniciativa Jovem é direcionado a projetos que usam a sustentabilidade a fim de causarem impacto socioambiental positivo.

Para comemorar os 35 anos do Shell LiveWIRE, foram escolhidos cinco negócios emblemáticos do Programa, um do Brasil, outro da África do Sul, do Paquistão, do Reino Unido e um de Brunei. O Brasil está sendo muito bem representado pelo Henrique Drummond. O Henrique participou do Shell Iniciativa Jovem em 2014 e desenvolveu a Insolar, que tem como proposta democratizar o acesso à energia solar no Brasil. A última ação da Insolar, por exemplo, foi instalar painéis fotovoltaicos na comunidade Dona Marta, no Rio de Janeiro. Os painéis fornecem energia para uma creche e para um centro de computadores voltado a estudantes da comunidade.

O empreendimento escolhido do Reino Unido foi o do Stewart Graham, de 1984, que criou a Gael Force Marine. A empresa fornece equipamento marítimo ao redor do mundo e hoje conta com mais de 150 funcionários e um turnover de £19m. Já em 2006, com apenas 18 anos, Johari Bin Harhim idealizou sua primeira empresa a partir do LiveWIRE Ideas Workshop de Brunei, a Jocon Contractors. O negócio deu certo e Johari decidiu voltar ao Programa em 2014 para desenvolver sua mais nova ideia, a Teamone Environmental Technologies, ligada a construções verdes. No ano seguinte, a empresa foi premiada com um contrato de U$24m com a Shell Brunei e hoje já emprega 350 pessoas. 

Outro empreendimento desenvolvido durante o Shell LiveWIRE vem direto do Paquistão. Em 2014, Sanwal Muneer era um jovem recém-formado em engenharia que buscava criar um sistema de energia limpa e causar um grande impacto. Daí surgiu a Capture Mobility, que gera energia a partir de moinhos de vento tecnológicos posicionados em estradas e produzem energia por meio do movimento dos automóveis que passam nas pistas.

Para fechar as cincos histórias do Shell LiveWIRE Internacional temos Tabitha Malinga, da África do Sul. Em 2015, ela participou do Shell LiveWIRE Bright Ideas África do Sul, onde conseguiu ajuda e capacitação para o seu TMS Mobile Spa. O spa de Tabitha oferece serviços de estética, diversos tipos de massagens, manicure, pedicure e foi integrado ao programa de bem-estar da Shell para seus funcionários.

 A cada ano, milhares de pessoas ao redor do mundo são capacitadas e recebem apoio empreendedor do Programa Shell LiveWIRE. E esperamos que esses 35 anos sejam apenas o início de uma caminhada com ainda mais histórias inspiradoras, impactando cada vez mais a sociedade, gerando cada vez mais emprego e renda e possibilitando às pessoas a realizarem seus sonhos. Acesse o site e confira mais sobre essas histórias inspiradoras: 35years.shell-livewire.com.