Shell Iniciativa Jovem

A Shell Brasil foi vencedora do Guia Exame de Diversidade 2019

02/05/2019

As empresas que mais trabalham a diversidade, a inclusão e a equidade são destaques no primeiro Guia EXAME de Diversidade. Em 2019, a Shell Brasil foi vencedora do Guia Exame de Diversidade.

A Shell acredita que um ambiente de trabalho inclusivo é essencial para inovar e este ano foi destaque na categoria de Químicos e Petroquímicos, que a indústria de Óleo & Gás está incluída. A metodologia utilizada pelo Guia foi adaptada dos guias temáticos do Instituto Ethos e seus parceiros. No total, foram cinco etapas: 1. Autoavaliação; 2. Análise da Autoavaliação; 3. Apuração dos resultados; 4. Classificação das empresas; 5. Avaliação dos especialistas e critérios editoriais.

Este reconhecimento só veio fortalecer todo o trabalho realizado pela Shell Brasil e sua rede de funcionários. Dentro da instituição existem iniciativas que promovem boas práticas em inclusão e desenvolvimento de mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTI+. A Shell, assim como a maioria das empresas classificadas pelo Guia destaca-se no trabalho com as mulheres e pessoas com deficiência.

O pilar do LGBTI+ é o que apresenta mais desafios para as empresas, visto que no censo dos funcionários a identificação de opção sexual não é obrigatória. No Brasil, este número representa apenas 35%, ou seja, apenas 35% dos funcionários das empresas assumem suas opções sexuais. Entretanto, é possível conhecer um pouco mais desse público por meio da análise de planos de saúde e pesquisas de climas empresariais anônimas.


O prêmio concretiza as boas práticas da empresa e os benefícios que a diversidade traz para os seus negócios e para construir um mundo melhor para todos. De acordo com Heloísa Callegaro no especial da EXAME sobre a Diversidade, “Não é mágica. É uma relação de causa e consequência. Empresas com mais diversidade tomam decisões melhores para públicos mais amplos.”

A Shell Brasil, no setor de Químicos e Petroquímicos, é a empresa que mais valoriza Diversidade e Inclusão no ambiente de trabalho. As empresas em destaque estão à frente no pilar de gênero e no desenvolvimento das mulheres em suas carreiras. Muitas vezes, esse passo acompanha o movimento de unidades internacionais. Além da questão salarial, no pilar de gênero, há também a presença em cargos de liderança. Treinamentos para mulheres no momento da admissão, análises sobre o período da licença maternidade e da ascensão da carreira e o ambiente de trabalho são algumas das práticas das empresas com destaque no guia.

O tema da diversidade é uma realidade mundial. Segundo a economista Sylvia Ann Hewlett, da Universidade de Columbia, as 500 maiores empresas do mundo estão realmente preocupadas com a questão porque nela estão envolvidas demandas econômicas além das de moda e visibilidade para as empresas. Para as grandes companhias mundiais já está claro que equipes diversas são mais inovadoras e possuem ideias diferentes. Estes dois fatores quando alinhados resultam em novos negócios, parcerias, produtos e serviços.

O Guia EXAME de Diversidade recebeu 109 inscrições este ano e dentre as classificadas, isto é, empresas que obtiveram média maior que 7 nas questões qualitativas e apresentaram, posteriormente, dados quantitativos que comprovassem suas boas práticas foram avaliadas. Os seguintes setores tiveram destaque na primeira edição do Guia: Agronegócio, Automotivo, Bens de Capital, Bens de Consumo, Construção Civil, Consultoria, Eletrônico, Instituições Financeiras, Químico e Petroquímico, Serviços, Siderurgia e Mineração, Teconologia, Varejo e PME.

Autor: Lara Martins