Shell Iniciativa Jovem

Empreendedores do Shell Iniciativa Jovem reúnem-se com o CEO Global da Shell

02/06/2019

O CEO Global da Shell, Ben van Beurden, esteve no Brasil em maio e, além de reuniões com executivos brasileiros e representantes do governo, também se reuniu com os líderes do amanhã: os empreendedores do Shell Iniciativa Jovem.

Cinquenta empreendedores da iniciativa tiveram a oportunidade de conhecer Van Beurden para uma conversa sobre inovação, liderança e o futuro do setor de energia. Segundo Van Beurden é fundamental para a Shell se adaptar às mudanças e às oportunidades que as novas tecnologias estão trazendo. “O futuro da energia será totalmente diferente. E esta ruptura não terá origem internamente. A ruptura vem de fora.”

Henrique Drumond, do empreendimento Insolar, quis saber um pouco mais sobre os investimentos e as atividades da Shell no campo de energia solar. Para Ben a ideia de energia no mundo está mudando.

“A energia como conhecemos está ficando obsoleta. O futuro da energia é quando os consumidores poderão escolher a melhor energia que querem usar. Ainda sim, no momento, a energia solar seguida pela energia eólica são as mais desenvolvidas". E o CEO Global da Shell completa: “Serão os jovens que farão as empresas de energia mudarem e oferecerem energias renováveis. Em 100 anos, ainda precisaremos de energia”.

O Top Ten Innovators 2018, Bernardo do Amaral do empreendimento Plástico Precioso Rio também aproveitou o momento para saber a opinião de Van Beurden sobre o futuro dos plásticos e os resíduos de produção. De acordo com Van Beurden, os plásticos exercem um importante papel quando o assunto é a redução do desperdício nas embalagens de alimentos.

“No mundo desenvolvido, a porcentagem de alimentos que chega do campo até a mesa da cozinha é de cerca de 90% e isso se deve a dois motivos principais: refrigeração e embalagem”, disse ele. “Em lugares menos desenvolvidos do mundo, essa porcentagem representa menos de 50%. Então, há bastante espaço para repensarmos as embalagens, porém temos que descobrir como incentivar a reciclagem. E isso envolve a reflexão sobre garantir que as escolhas que a gente fez minimizarão os danos em um futuro próximo".

Van Beurden encerrou a sessão com alguns conselhos para os jovens empreendedores, destacando duas lições que ele aprendeu ao longo dos anos.

A primeira: "Quanto mais claro está para você o que você quer alcançar, seja em seu trabalho ou na administração de um negócio, maior a probabilidade de que você tenha êxito", disse ele. "Parece bobo, mas no momento em que você tem uma estratégia clara, você entra no modo de solução de problemas até conseguir atingir esse objetivo."

Ele acrescentou: “Eu também percebi o quanto é importante ter a capacidade de perseverar. Você irá fracassar, terá contratempos, terá que tentar novamente, isso faz parte da vida... Mas tudo bem, se o seu objetivo e a sua estratégia estão claros, você chegará lá”.

Leise Duarte, assessora de desempenho social da Shell Brasil, relatou a experiência como uma oportunidade que os empreendedores do Shell Iniciativa Jovem puderam desfrutar e conhecer o CEO da Shell e aprender mais sobre o compromisso da Shell com a sustentabilidade.

“Ben pôde reforçar que a Shell acredita que todos nós somos responsáveis ​​por construir um futuro melhor ao sermos responsáveis, transparentes e sustentáveis”, disse ela. "Foi um momento inspirador para todos nós."

O evento teve transmissão online e está diponível no YouTube.

Autor: Lara Martins