Shell Iniciativa Jovem

Inovação é a nossa palavra-chave

06/05/2019

Em 2019, o Shell Iniciativa Jovem completa 19 anos. São quase duas décadas promovendo o empreendedorismo no Brasil como um dos países integrantes do Shell LiveWIRE International.

Neste tempo, recebemos três grandes reconhecimentos:

- Chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que considera que o projeto contribui para aumentar a participação ativa de jovens na sociedade, ao promover maior inserção social e o protagonismo juvenil.

- Moção de Honra da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro por difundir uma forma consciente de fazer negócio, focada na responsabilidade social e empresarial.

- Melhor agente de suporte ao empreendedorismo do Brasil e o 3º melhor do mundo segundo o UBI Index, instituição de pesquisa da Suécia que avalia e reúne as melhores incubadoras do mundo e que a cada 2 anos premia as mais bem colocadas do ranking.

Mais de mil empreendedores passaram pelo Programa e foram beneficiados pela nossa metodologia, que foca em ajudá-los a ter uma empresa ética, sustentável e economicamente viável, de forma a gerar impacto e promover mudanças na sociedade.

Todas essas conquistas só são possíveis por conta da nossa constante busca por inovação, inclusive na própria estrutura do Shell Iniciativa Jovem.

As novidades iniciaram no ano passado, quando lançamos a plataforma de ensino a distância. Seis módulos já foram abertos e mais de 200 pessoas assistiram às aulas disponíveis e se capacitaram.

Com isso, não poderíamos deixar de inovar também no processo seletivo de 2019. Após a seleção inicial, 300 empreendedores participaram da avaliação comportamental, inédita nessa etapa do Programa, desenvolvida em parceria com a InterAção Jr, Empresa Júnior de Psicologia da UERJ. Depois, veio o Shell LiveWIRE Weekend: os 166 finalistas participaram de dois dias de imersão na Casa Firjan, com palestras, orientações sobre assuntos essenciais para um negócio dadas por facilitadores, batalha de pitches e, até mesmo, uma apresentação de poesia slam. Para encerrar, os empreendedores apresentaram seus negócios no domingo e, deles 82 foram selecionados.

Por fim, chegamos ao momento mais esperado: o início das aulas. Esta semana os empreendedores começaram a ter um gostinho do que vai rolar durante o ano todo. Serão muitas consultorias, tutorias e networking acontecendo nos próximos meses.

Vai ser um ano muito intenso e de crescimento. Mal podemos esperar! E se você quiser acompanhar como está sendo, não deixe de conferir no nosso Instagram.

 

Autor: Gabriela Buenos Ayres