Shell Iniciativa Jovem

O Sistema B e um novo conceito de sucesso nos negócios

29/05/2017

Na noite de 04 de maio aconteceu o primeiro Encontro Temático do Programa Shell Iniciativa Jovem. O evento contou com a presença da Ursulla Araújo, que conversou com os empreendedores sobre o Sistema B. Ushi, como é conhecida, é uma das sócias da Carioteca - empresa com Certificado B e co-fundadora da Goma.

Mais do que uma ONG, o Sistema B é um movimento que busca redefinir o conceito de sucesso nos negócios, combinando o lucro com responsabilidade social. O objetivo é impulsionar as empresas a implementarem boas práticas e desenvolverem ações com impacto socioambiental positivo. Criado em 2006 nos Estados Unidos, o “B” de Sistema B refere-se aos benefícios sociais que as empresas B podem oferecer ao mercado e à sociedade.

Alguns dos indicadores usados na certificação das empresas B são usados no processo de selagem do Shell Iniciativa Jovem. Ao final do Programa, os empreendimentos que atendem às métricas, recebem o Selo de Empreendimento Sustentável do Shell Iniciativa Jovem. 

Entre os objetivos desses encontros estão: inteirar os empreendedores sobre as tendências do mercado, além de oferecer oportunidade de network e construírem uma rede profissional de relacionamentos. O encontro foi realizado na ESPM e contou com a presença de 68 empreendedores.