Shell Iniciativa Jovem

O último desafio da turma de 2018

01/02/2019

A selagem dos negócios é sempre um momento muito especial. Depois de um ano de formação, os empreendedores saem mais preparados para o mercado.

Patrick Benayon, empreendedor selado de 2018 com o Workay, foi enfático em dizer qual a maior contribuição do Programa: “A rede de contatos que a gente faz, tanto com os outros empreendedores, como com a rede dos mentores e facilitadores, dá suporte em todos os passos do desenvolvimento do nosso negócio”.

São meses de mentorias e consultorias, realização de planos de negócios, exposição ao público na Feira de Negócios e, por fim, participação da banca de auditoria, que certifica ou não os negócios para receberem o Selo de Empreendimento Sustentável.

“Acompanhar os empreendimentos desde quando eram uma ideia até a selagem, é uma experiência desafiadora. Chegam com uma ideia e saem com um negócio validado e sustentável”, explica Lara Martins, Coordenadora de Projetos Sociais do CIEDS.

O Selo é a representação que seus negócios são inovadores, socioambientalmente responsáveis e que promovem impacto social positivo. Recebendo o Selo, os 42 empreendimentos passam a fazer parte da Rede de Empreendimentos Sustentáveis Shell Iniciativa Jovem.

A Rede reúne mais de 300 negócios do Rio de Janeiro e sul capixaba que contribuem para o fomento do empreendedorismo. São mais de 300 empregos gerados e quase 1 milhão de reais captados por meio de investidores ou parceiros em 2018.

“O Programa representa um valor enorme financeiramente, mas mais do que isso, representa a expectativa de inovação, de negócios que combatem a pobreza, que geram trabalho e felicidade para as famílias. Contribui com novas tecnologias, criando um futuro melhor para quem participa do Programa”, diz Vandré Brilhante, Diretor-Presidente do CIEDS.

Glauco Paiva, Gerente Executivo de Relações Externas da Shell Brasil, concorda e completa: “O potencial transformador dos empreendimentos é infinito, só é dado pelo limite da criatividade e da inovação de quem participa”.

O Shell Iniciativa Jovem é um programa de pré-aceleração e laboratório de negócios que, por meio de orientação, estímulo e capacitação empreendedora, desenvolve empreendedores agentes de transformação. É uma iniciativa global do Grupo Shell, que no Brasil é executado pelo CIEDS.

“Um dos maiores impactos é ser acessível a qualquer pessoa sem necessariamente ter um investimento financeiro”, diz Lívia Costa, facilitadora em Gestão de Pessoas e Time desde 2012.

As inscrições para a turma deste ano estão abertas. Vai perder a chance de fazer parte desse time transformador?

Autor: Gabriela Buenos Ayres