Shell Iniciativa Jovem

Shell Eco Marathon chega ao Rio de Janeiro em novembro

24/08/2017

A Shell Eco Marathon é uma competição promovida pela Shell que desafia estudantes de engenharia a projetarem, construírem e pilotarem veículos que percorram a maior distância usando a menor quantidade de energia possível. 

A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da Shell nos Estados Unidos fizeram uma disputa para ver quem conseguia percorrer a maior distância com a mesma quantidade de energia. A competição se espalhou e atualmente também ocorre na Europa, na Ásia e, mais recentemente, na América Latina.

O evento aconteceu em terras latinas pela primeira vez em 2016, na cidade de São Paulo. Já esse ano, a Shell Eco Marathon retorna ao Brasil, mas em um novo cenário, o Rio de Janeiro. Entre os dias 6 e 9 de novembro, as equipes de todo o país vão se encontrar no centro de convenções Riocentro, na Barra da Tijuca, para disputarem o título de veículo mais eficiente em termos de energia. As categorias de protótipos participantes são três: movidos à gasolina, etanol ou bateria elétrica.

Há também a possibilidade de participar da Shell Eco Marathon como voluntário. Estudantes de universidades que não têm equipes competindo no evento podem se inscrever para trabalhar na área técnica, auxiliando o time responsável por todas as disputas organizadas pela Shell.  Ao final, os voluntários recebem um certificado.

Para ser um voluntário é preciso ter conhecimentos técnicos, estar matriculado em uma instituição de ensino técnico ou superior e ter inglês avançado. A inscrição deve ser feita pelo e-mail shellecomarathon-brasil@shell.com.