Shell Iniciativa Jovem

Shell Iniciativa Jovem seleciona nomes para edição deste ano

02/05/2019

O Shell Iniciativa Jovem convocou 82 empreendedores do município do Rio de Janeiro - entre quase 1.000 inscritos - para participarem da edição de 2019 do programa. A partir de agora, os jovens serão engajados em atividades conjuntas, como palestras e workshops que visam aproximá-los e propiciar o trabalho em rede. Também receberão capacitação especializada e mentoria para desenvolver seus planos de negócio. Após este ciclo, será realizada, em outubro, a Feira de Negócios do IJ, que reúne os participantes e premia os melhores empreendimentos.

Entre os projetos selecionados, muitos têm foco em sustentabilidade e serviços que promovam algum tipo de inclusão. É o caso da empreendedora Thaís Guerra, que desenvolve uma plataforma de incentivo à cultura da sustentabilidade, e de Nathaly Pires, que investe em uma agência de viagem que promove a equidade de gênero. Além disso, duas iniciativas se destacam pelo uso de impressoras 3D: uma pensa na distribuição do equipamento em escolas e outra visa um centro de produção da tecnologia no complexo do Alemão.

 

Transformando negócios

A última edição do programa, realizada em 2018, premiou a startup Mancha Orgânica, que promove pesquisa e desenvolvimento de tintas, pigmentos e corantes vegetais para aplicações diversas, com o objetivo de criar processos e produtos fundamentados em princípios da sustentabilidade, bem-estar e educação ambiental. O projeto, situado na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, é idealizado por Martina Pinto.

 

Sobre o Shell Iniciativa Jovem

O programa, que é executado pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), busca incentivar a geração de trabalho e renda e ajudar empreendedores a se desenvolverem, formarem redes colaborativas e prosperarem suas ideias, criando soluções criativas para as demandas do mercado de maneira socialmente responsável.

 

Ao longo dos 19 anos de atuação no Brasil, o Shell Iniciativa Jovem já colaborou para o desenvolvimento de mais de 10 mil empreendimentos cariocas. Além disso, ajudou a formar uma Rede de Empreendimentos Sustentáveis que trabalha de forma colaborativa e hoje conta com 256 empresas.

Autor: Assessoria de Imprensa Shell Brasil