Feira de Negócios

A Feira de Negócios pelo olhar empreendedor

Por Shell Iniciativa Jovem em 01/11/2019

No dia 7 de outubro, no Museu do Amanhã, ocorreu a Feira de Negócios Shell Iniciativa Jovem 2019, evento que coincide com o final da etapa formativa do programa, que contou com a presença de 54 empreendedores das mais variadas áreas e de diferentes níveis de maturidade e um público de aproximadamente 750 pessoas durante o dia.

Foi uma oportunidade única para demonstração e divulgação dos empreendimentos para familiares, amigos, possíveis investidores e clientes. Para entender um pouco melhor o olhar do empreendedor que passa por essa experiência, conversamos com Ríck Sílvá criador da Close Certo, um marketplace que conecta profissionais de beleza e estética com possíveis clientes. Ríck foi um dos destaques da feira e ficou entre os empreendimentos destaques eleito pelo júri.

– Como foi a experiência de participar da feira de negócios? Foi sua primeira vez em um evento assim?
Ríck Sílvá– “É a primeira vez que participo de um evento como esse, ainda mais dessa magnitude, e poder demonstrar o aplicativo “Close Certo” diretamente ao consumidor foi uma experiência incrível e de um valor imensurável.”

– Como foi o contato com o público?
Ríck Sílvá – “Eu sou um cara apaixonado por pessoas, não é à toa que o primeiro item da minha lista de valores da startup é: ‘Pessoas. Não coisas’. E ver o brilho nos olhos das pessoas da periferia assim que perceberam que um negro do complexo da Penha está pensando neles foi impagável. Fora os abraços e beijos que recebi da Rebeca, que foi representar a Casa Nem, um abrigo para pessoas LGBTQI+ em situação de vulnerabilidade aqui no Rio, e ver que ela ficou feliz ao ver um negro tocando um negócio. Outro exemplo, foi o Fabrício nosso influencer que representava a comunidade, fez ela se sentir em casa e com a certeza que agora a comunidade LGBTQI+ pode cuidar de sua beleza sem sofrer discriminações ou preconceitos. Gestantes, idosos e deficientes também captaram nossa causa, o que nos deu a certeza que a nossa mensagem ‘ a beleza é para todos’ foi passada com sucesso.”

– Qual dica você daria para um empreendedor que está apresentando seu projeto para um júri/público?
Ríck Sílvá – “ Antes de dar a minha dica para quem precisa apresentar seu projeto em público, eu quero compartilhar três coisas que eu acredito que foram mega essenciais para que eu me tornasse destaque aqui no Programa Shell Iniciativa Jovem: 1. Tenha dados claros sobre o seu mercado, porque isso te dará confiança para falar sobre o seu negócio. E lembre-se: sem dados você é só uma pessoa com opinião. 2. Tenha uma causa nobre que te faça acordar todos os dias com vontade de defendê-la. Você precisa acreditar no que está apresentando. Se você mesmo não estiver convicto sobre seu negócio, como espera que a pessoa que está do outro lado acredite e compre ele? 3. Tenha brilho nos olhos, olhe nos olhos das pessoas, fale com postura, e esteja convicto que você traz a solução da dor do seu público. A causa e o brilho nos olhos tem que vir de você. O meu mentor, Luiz Babieri, me ensinou uma coisa que mudou todo o jogo: Nós seres humanos não somos uma base de dados, somos uma base de sentimentos. Então, minha dica é: pega tudo o que você aprendeu, somo com tudo que você tem de melhor, seja você mesmo e compartilha.”