Shell

20 anos de programa Shell Iniciativa Jovem

Per Shell Iniciativa Jovem em 18/11/2020

Acelerando negócios e fazendo parte do fortalecimento do empreendedorismo no Brasil. Seguimos agora com a última matéria da campanha “Faço parte dessa história!”, criada com o intuito de contar um pouco mais sobre empreendedores que passaram pelo programa ao longo dessas duas décadas.

 

Emanuela Farias, CEO da Mulheres do Sul Global, uma empresa de impacto social dedicada ao empoderamento econômico de mulheres refugiadas, migrantes e brasileiras em situação de extrema vulnerabilidade social, através da costura.

Após uma viagem para Índia, a empreendedora começou a criar o projeto que desde o início já tinha como foco a atuação com mulheres e costura.

“Na volta ao Rio de Janeiro participei de um trabalho voluntário no qual pode conhecer mulheres do Congo, uma país que usa o estupro como arma de guerra, e carimbado como campeão de casos de violência contra mulheres, era também a nacionalidade com maior número de refugiados no Brasil, e no Rio até aquele momento. E que as mulheres congolesas, estavam em maioria no ranking do refúgio, e sua profissão primeira é costureira, porque aprendem o ofício desde menina, quando ainda na escola. Esta conexão me convocou quase instantaneamente para o começo de uma iniciativa de mulheres, refugiadas e costureiras.”

A Mulheres do Sul Global após três anos desde o ponto de partida passou de startup para uma empresa de impacto social e hoje tem como desafio dar continuidade ao negócio ainda que em meio a uma crise devido a pandemia.

“O programa Shell Iniciativa Jovem transformou a minha vida. Entrei no programa como uma ideia de impacto, e cheia de desafios não triviais na construção desse caminho. Ao terminar a jornada, lá eu estava, uma empreendedora.”

Para conhecer a Mulheres do Sul Global acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/mulheresdosulglobal

Instagram: https://www.instagram.com/mulheresdosulglobal/

 

Karen Neves, fundadora da Zen Animal, tem como propósito fornecer produtos naturais para o bem-estar dos pets. 

“Somos apaixonados em desenvolver pessoas, fortalecer relações com nossos parceiros e amigos e principalmente, fazer com que cada “Pacotinho de Amor” seja entregue da melhor forma possível.”

A empreendedora que trabalhou por um longo período no mundo corporativo não se sentia realizada. Queria ter seu próprio negócio que lhe motivasse a acordar todos os dias e como a empreendedora amava pets, logo soube que deveria empreender nessa área.

Karen quando entrou no programa já tinha um empreendimento e participar do Shell Iniciativa Jovem era um grande desafio, mas a empreendedora aprendeu a conciliar o tempo e diz o quanto as consultorias, principalmente na área de finanças ajudou a  gerir a empresa de uma forma completa, tendo a visão de lucratividade.

Hoje  a Zen Animal cresceu, a empreendedora conta que hoje tem mais funcionários e parceiros, mas que com o aumento da demanda o tempo vai ficando cada vez mais escasso, porém o negócio ainda tem como principal desafio e objetivo, conseguir produzir a própria linha de produtos naturais para pets.”

“Parabéns à Shell Iniciativa Jovem, que já ajudou centenas de empreendedores a alcançarem seus sonhos e viverem suas vidas de forma mais completa.”

Para conhecer a Zen Animal acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/lojazenanimal

Instagram: https://www.instagram.com/zen_animal/

 

Fábio Moraes, fundador da Favelar, tem como objetivo democratizar os serviços de engenharia e arquitetura para população de favelas e periferias, conectando profissionais da construção civil a quem deseja construir ou reformar.

O empreendedor conta que foi motivado devido um  problema familiar, logo após sua mãe realizar uma reforma com um reparador, mas por falta de apoio de um engenheiro ou arquiteto a obra parou devido aos erros, que lhe causou prejuízos materiais e psicológicos. 

Hoje o empreendedor com o seu negócio oferece direito à cidadania através da engenharia e arquitetura de forma acessível. O que antes era um desafio de dar partida hoje é oferecer melhores condições de financiamento para quem deseja construir ou reformar. 

Na fala o empreendedor nos conta o quanto o programa o ajudou a estruturar sua ideia e transformá-la em um negócio. Contando com a ajuda dos facilitadores e da equipe, impulsionando sua qualificação para enfrentar os desafios de empreender.

“Desejo vida longa ao programa que transforma a vida de milhares de empreendedores e empreendedoras. Espero estar daqui há 20 anos, com mais bagagem podendo falar sobre toda transformação que o programa fez na minha vida.”

Para conhecer Favelar acesse:

Instagram: https://www.instagram.com/fave.lar/

Facebook: https://www.facebook.com/favelarquitetura

 

João Victor, criador da Maré, tem como propósito dar nova vida a materiais que antes seriam descartados.

Quando perguntado sobre o que seu negócio faz de melhor para a sociedade, o empreendedor responde:

“Transformamos lixo em legado. Estamos dando visibilidade a uma inversão da lógica produtiva: não olhamos para o início, mas sim para o fim, entendendo que o descarte não é lixo, é matéria prima.”

Ao perceber a quantidade de material que era descartado,  como por exemplo as madeiras de ótima qualidade  que iam parar em caçambas para descarte, a maré surge como uma forma de redirecionar o fim de materiais. 

João conta do desafio durante esse período de isolamento social, por conta do seu produto ser um acessório de moda e dos desafios atuais de se adaptar; desde reduzir quantos a utilização de novas tecnologias como impressora 3D e o desenvolvimento de novas linhas de produtos (como equipamentos de proteção individual de baixo impacto).

O empreendedor comenta também sobre o desafio de comunicar o baixo impacto do processo de produção dos relógios, por utilizar matéria prima que antes era descartada, e nisso conta o quanto o Shell Iniciativa Jovem o ajudou. 

“Continuem! O projeto é incrível e faz muita diferença tanto na vida do empreendedor, quanto na sociedade como um todo, mostrando as novas formas de relação.”

Para conhecer sobre a Maré Relógios acesse:

Instagram: https://www.instagram.com/marerelogios/

 

João Assis, fundador da Crivo, um jovem escritório de  gestão inteligente de carreiras artísticas focado em talentos da cena de música urbana brasileira. 

O empreendedor nos conta no seu depoimento o que o motivou a criar o seu negócio:

“Comecei a perceber o abismo entre a enorme safra de artistas independentes e os poucos no mainstream. defasagens técnicas e qualitativas, ilustradas pela falta de estrutura e o pouco acesso a informações básicas para se tornar um artista profissional. Ao iniciar o trabalho como produtor artístico e executivo percebi a diferença dos artistas de grandes gravadoras pros artistas independentes. Existem informações estratégicas, técnicas e intelectuais que estão nas grandes companhias e os artistas independentes não enxergam, não tem acesso a esses dados e isso dificulta que os artistas independentes/urbanos vivam da sua própria arte. Foi dessa dor que a Crivo nasceu.”

João conta também sobre a experiência enriquecedora que teve no programa, ao estar em contato com outros empreendedores com negócios tão promissores e o quanto isso o ajudou no amadurecimento da sua ideia e na criação de um ecossistema sustentável.

Perguntamos ao criador da Crivo o que seu negócio e o empreendedor prontamente responde:

“Ajudamos a inserir a arte urbana legítima, preta, periférica e de qualidade dentro das grandes majors do mercado da música. Tiramos nosso iguais apenas das ruas e levamos para uma realidade onde se viver de música é possível. Fora o trabalho de mentoria e qualificação que queremos por nas ruas o quanto antes, para ajudar na profissionalização do nosso mercado.”

O empreendedor conta sobre seu desafio atual de lançar seu primeiro case de sucesso a fim de validar que seu modelo de negócio, capacidade de seleção e gestão artística é efetivo; e da  importância de girar o negócio bem como mostrar resultados.

Gostaria de dizer obrigado. Vocês mudam vidas e alimentam sonhos, eu como um jovem empresário preto, favelado e que acredita que a música muda vidas, reconheço que vocês mudaram a minha. Obrigado!

Para conhecer mais sobre a Crivo acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/somoscrivo

Instagram: https://www.instagram.com/somoscrivo/