Shell

A importância da continuidade

Por Shell Iniciativa Jovem em 18/11/2020

Ao longo dos anos, desde nosso surgimento, fomos desenvolvendo um programa cada vez mais sólido e importante na vida dos empreendedores cariocas, nos consagrando como um ecossistema que faz a diferença, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente.

Quem melhor do que os próprios empreendedores para falar sobre nós? Dando continuidade a campanha “Faço parte dessa história” conheça agora outros empreendimentos que marcaram presença no nosso programa ao longo desses últimos anos.

 

Lucas Lima, fundador da Infill, um projeto de uma fábrica-escola de impressoras 3D e ensino de tecnologia dentro da comunidade do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro.

O intuito da Infill é atuar com uma base sólida na sustentabilidade e inclusão social, por meio da produção de dispositivos de impressão 3D de baixo custo, com peças reaproveitadas, capacitação tecnológica e cultura maker para moradores da comunidade.  

A ideia do empreendedor é que depois do processo de capacitação, os jovens da localidade possam ser inseridos na produção das impressoras, gerando assim uma tecnologia 100% made in favela.

Na sua fala Lucas comenta:

“Nossa visão é se tornar um projeto de referência que apoia a cultura e o desenvolvimento local e tecnológico nas comunidades, transformando não só o Complexo do Alemão, mas todas as comunidades do Rio de Janeiro em verdadeiras Wakandas , mudando a realidade dos jovens da periferia.”

A ideia do empreendedor surgiu de um desejo pessoal seu, ao querer tanto uma impressora 3D e se ver sem condições financeiras para comprar, decidiu criar sua a própria impressora partir de sucatas eletrônicas.

Ao fim do seu depoimento, Lucas nos deixa uma mensagem:

Obrigado por me ajudarem tanto e me fazerem compreender que um cientista maluco pode causar mais impacto do que somente explodir o próprio quarto, por ensinar que o caminho do empreendedorismo é cheio de desafios. Se não fossem vocês, eu não me apaixonaria por empreender. 

Para conhecer a Infill acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/infillrj

Instagram: https://www.instagram.com/infillrj/?hl=pt-br

 

Patrick Benayon, cofundador da Workay, que traz a solução completa para pequenas e médias reformas, tem como propósito proporcionar experiências positivas com reformas e trazer igualdade de gênero para o ramo da construção civil.

O empreendimento que surge com o desejo de revolucionar o mercados de reformas, além de querer trazer igualdade de gênero para o ramo da construção civil.

 Ao entrar no programa o negócio carecia de um funil de vendas mais estruturado, hoje, segundo o próprio empreendedor, suas ideias de melhorias são voltadas para o desenvolvimento de uma tecnologia que possibilite o negócio ganhar escala.

Patrick diz o quanto o Shell Iniciativa Jovem o ajudou a definir prioridades, metas e construir parcerias e reforça para os participantes do programa, que eles aproveitem o network que é construído e os mentores do programa o máximo possível.

“O programa desenvolve um papel fundamental na formação de empreendedores e do ecossistema no Rio de Janeiro. Torço para que continue por mais muitos e muitos anos. Sempre recomendo às pessoas que querem empreender que passem pelo crivo do programa.”

Para conhecer a Workay acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/WorkayBr/ 

Instagram: https://www.instagram.com/workaybr/

 

Carolina Mendonça é fundadora Cintilante Design, uma agência de identidade visual e consultorias em processos, posicionamento e marketing digital. 

O intuito do negócio é  desenvolver marcas esteticamente elegantes e projetos eficientes. 

A ideia surgiu da vontade de pensar e oferecer soluções seguras e satisfatórias para os clientes desde o processo até as entregas.

Para a empreendedora o Shell Iniciativa Jovem foi fundamental para poder rever e testar o que é essencial para qualquer empreendimento, o plano de negócios.

Como a própria Carolina diz “desde que entrei no programa fui assessorada pelos melhores profissionais e mentores do mercado. São aprendizados que vou levar para vida toda, reformulei muitas estratégias mesmo alguns anos após a saída do programa, graças a toda bagagem adquirida. 

Aos empreendedores que estão no programa atualmente, aproveitem tudo o que o programa oferecer, é sério.”

A criadora do negócio acredita que Cintilante Design está na solução para o cliente, ela destaca a abordagem prática e objetiva, sabendo que para o cliente o tempo é algo valioso.

“Quero agradecer por terem feito parte de uma das grandes mudanças da minha vida. keep going!”

Para conhecer a Cintilante Design acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/cintilantedesign

Instagram: https://www.instagram.com/cintilantedesign/

Site: https://www.cintilantedesign.com

 

No depoimento Henrique Drumond,  fundador da Insolar,  um negócio social dedicado à democratização da energia solar no Brasil através da instalação de painéis solares fotovoltaicos em comunidades urbanas de forma a reduzir o peso da conta de energia de seus beneficiários, liberando recursos que poderão ser investidos na construção de um futuro melhor para todos.

A Insolar surgiu da percepção do Henrique ao ver que existe um grande potencial energético e humano no Brasil que, com tecnologia, conhecimento, energia e conexões estratégicas que poderiam despertar, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Perguntamos ao empreendedor como o programa ajudou no seu negócio e o mesmo diz: “Além das conexões com outros empreendedores que compartilham os mesmos desafios e aprendizados complementares, e das valiosas mentorias, o Shell Iniciativa Jovem abriu portas para a Insolar participar da campanha Shell #MakeTheFuture.”

Para o empreendedor a Insolar mostra que é possível criar um futuro mais próspero e sustentável através da colaboração transcultural, ele  finaliza deixando para os empreendedores o conselho de buscarem conciliar os seus sonhos com a construção de um negócio economicamente viável e que o quanto antes deixe de depender de você.

“Parabenizo o Shell Iniciativa Jovem pela longa e exitosa trajetória de contribuição com o empreendedorismo sustentável no país e fico na torcida para que outros empreendedores encontrem no programa o apoio que precisam para viabilizar seus sonhos, e seus negócios.”

Para conhecer a Insolar acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/brasilinsolar/

Instagram: https://www.instagram.com/insolarbr/

 

Eduardo Bediaga, fundador da NAVSUPLLY, fornecedora  de alimentos não preparados, peças, equipamentos e serviços para navios. 

Na fala o empreendedor nos conta como foi participar do programa: 

“Aprendi muito no Shell Iniciativa Jovem, conheci pessoas interessantes e concluí um bom plano de negócios, com o certificado e visibilidade que o programa me proporcionou, consegui captar investidores para a minha empresa e hoje faturo 10 vezes mais do que faturamos na época e estamos abrindo duas filiais da empresa para continuar a crescer.”

Ao perceber que o mercado de fornecimento de navios é muito segmentado e pouco inovador.  Eduardo percebeu que existe uma oportunidade de inovar e crescer, assim começou a pensar em como atender as demandas das tripulações e solucionar problemas que atrapalham o seu bom funcionamento do navio.

Pedimos para o empreendedor nos deixar uma mensagem para os 20 anos do Shell Iniciativa Jovem e a resposta foi:

“Nunca parem com o programa, muitos empreendedores assim como eu, tem boas ideias, interesse, disciplina, mas não tem o conhecimento necessário para construir um plano de negócios sustentável. E sem um plano de negócios nenhuma ideia sai do papel e ganha o mundo. Sem um pitch treinado, os investidores perderão o interesse e sem relacionamento, nenhum jovem acessa os mercados, que são geridos por pessoas mais experientes com a faixa etária um pouco mais avançada. Mais uma vez, muito obrigado!”

Para conhecer a NAVSUPLLY acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/NAVSUPPLY

Instagram: https://www.instagram.com/navsupplybr/