Mentoria Tutoria

A potência das parcerias para o programa Shell Iniciativa Jovem

Per Shell Iniciativa Jovem em 23/06/2022

O Shell Iniciativa Jovem, é um programa de formação empreendedora e pré-aceleração de empreendimentos, que promove impacto com potencial para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico local. O programa capacita e oferece suporte qualificado para que jovens empreendedores atuem de forma inovadora, ética e sustentável. A iniciativa possui mais de 500 empreendimentos selados em sua Rede, conteúdo programático próprio e plataforma de Ensino à Distância.

 

Somados aos seus 22 anos de existência, ao longo desta trajetória contamos com muitas pessoas voluntárias e colaboradores que contribuíram para o desenvolvimento do programa. São profissionais e agentes do ecossistema do estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, que somam esforços para contribuir com o ambiente de apoio aos negócios de impacto social, na região sudeste. 

 

Os desafios para a aceleração desses negócios de impacto no Brasil, ressalvadas as características de cada região, são demasiadamente árduos. E com o período de pandemia, esses desafios se acirraram e tornaram os “problemas” enfrentados pelos negócios cada vez mais urgentes.

 

Para Thaís Guedes, sócia-fundadora da InHands, startup de serviços jurídicos e parceira do Shell Iniciativa Jovem no processo de auditoria do Selo, colaborar com o programa é mais do que um processo de avaliação. “Tenho muito orgulho de atuar em um projeto com tamanha relevância no ecossistema de empreendedorismo socioambiental. Aprendo muito com as inovações desenvolvidas pelos projetos, e valorizo muito a energia dos empreendedores durante o programa”.

 

Assim como a InHands, o programa tem hoje uma rede de parceiros que apoiam na geração de valor aos negócios de impacto, que além de fazerem parte da Rede Shell Iniciativa Jovem, oferecem serviços, oportunidades e trocas de experiências no ecossistema que necessita cada vez mais de mobilização e colaboração.

 

Atuar em rede é essencial para o mecanismo do programa, que tem como um dos pilares o compartilhamento do saber através do engajamento com os público participantes, pois acreditamos que é dessa relação que nascem diálogos importantes para uma sociedade mais diversa, justa e com maiores e melhores oportunidades sociais e econômicas para todos.

 

Por isso, convidamos a todos que se interessam de alguma forma pelo universo do empreendedorismo, a trocar conosco através de sugestões e novas ideias para que o programa siga em constante desenvolvimento e com novas parcerias. Quer se conectar com o Shell Iniciativa Jovem? Acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais (@iniciativajovem) ou entre em contato pelo e-mail: faleconosco.ij@cieds.org.br.