Shell

Caiana: jovens empreendedoras investem no slow fashion

Por Shell Iniciativa Jovem em 11/05/2023

O descontentamento com trabalhos anteriores foi o que motivou Larissa Cabral e Juliana Martins a empreenderem e criarem juntas a Caiana. As duas estavam determinadas a trabalhar com algo que as orgulhassem e que impactasse positivamente a vida das pessoas envolvidas. Por isso, decidiram criar uma marca de slow fashion. Foi com o apoio do programa Shell Iniciativa Jovem, que oferece capacitação e mentoria gratuita para jovens empreendedores, que elas transformaram seus processos internos e encontraram soluções para garantir a sustentabilidade do novo empreendimento.

O modelo de negócio das duas tem como base a sustentabilidade, a ética e a responsabilidade social, em contraposição ao fast fashion, conhecido por ser um modelo de produção em massa, às vezes com baixos salários e más condições de trabalho para os funcionários, além de impactos ambientais negativos. O slow fashion é uma mudança que acontece em todo o mundo, e a Caiana é um exemplo de que é possível ser parte dessa transformação.

“O programa transformou nossos processos, trouxe luz para questões que não conseguiríamos solucionar sozinhas. Nos preparou e nos deu ferramentas para a melhor gestão da marca. Aprendemos um pouco de cada área da empresa, mas o que mais buscávamos era entender como administrar de forma correta o financeiro, parte vital que, com má gestão, leva à falência muitas empresas diariamente”, explicam as empreendedoras Larissa e Juliana.

Durante o processo de aceleração, as jovens aprenderam um pouco de cada área da empresa. Por meio do Shell Iniciativa Jovem, tiveram acesso a mentores experientes e treinamentos sobre finanças, planejamento estratégico, marketing, entre outras áreas.

Além disso, o programa permitiu que elas se conectassem com outros empreendedores, trocassem ideias e experiências e ampliassem sua rede de contatos. Essa troca é valiosa para quem está começando um negócio, pois pode ajudar a identificar problemas e oportunidades que, de outra forma, poderiam passar despercebidos.

Além de oferecer capacitação, mentoria e construção de redes entre empreendedores, o Shell Iniciativa Jovem ainda reconhece os negócios que se destacam com o Selo de Empreendedorismo Sustentável. A Caiana foi uma das empresas que conquistaram esse selo, graças à sua produção slow fashion e sua preocupação com a sustentabilidade ambiental e social. A certificação é um reconhecimento para as empresas que buscam ter impacto positivo no mundo e valoriza o trabalho de empreendedores que buscam práticas responsáveis de gestão.

Para o futuro, a Caiana tem projetos ambiciosos: “Temos inúmeros planos para os próximos anos. Desejamos colocá-los em prática para que a Caiana continue crescendo em vendas, capacidade produtiva e equipe. Mas mantendo o propósito que nos levou à conquista do selo: uma marca de roupas femininas ambientalmente sustentável e socialmente justa”. Acesse o Instagram da Caiana para conferir mais informações sobre a empresa.

A história da Larissa e da Juliana é um exemplo inspirador de como a insatisfação com o estado atual da sociedade pode ser transformada em um negócio de sucesso, que impacta positivamente a vida das pessoas e do planeta. Se você é um empreendedor em busca de aprendizado e networking, o Shell Iniciativa Jovem é para você.