Shell

Capacitação Empreendedora 100% online

Per Shel Iniciativa Jovem em 01/06/2020

Com a quarentena, destacamos nosso processo seletivo 100% online e a seleção da turma de 2020 do Shell Iniciativa Jovem. Assim, neste mês gostaríamos de apresentar como está sendo realizada a capacitação ainda completamente online dos jovens empreendedores.

Primeiramente, é importante ressaltar que os participantes de 2020 ainda ilustram a importância que o Programa dá à diversidade em suas turmas. 59% da classe é composta por empreendedoras mulheres e 42% são negros. Além disso, cerca de 30% vivem fora da cidade do Rio de Janeiro, mostrando o alcance do programa em todo o estado.

No dia 5 de maio, aconteceu a aula inaugural, o primeiro momento para apresentar o Programa aos empreendedores e incentivá-los a desenvolver conexões entre si. A reunião durou cerca de duas horas e começou com o discurso de Leíse Duarte, representante da Shell, destacando a importância do Programa em tempos de tanta incerteza. Além disso, a equipe promoveu diferentes dinâmicas online para engajar os empreendedores. Por fim, dois participantes da edição de 2019 participaram da aula contando um pouco da sua experiência: Renata Carijó do Carpe – Projetos Socioambientais e o vencedor da Feira de Negócios de 2019, Lucas Lima, do projeto Infill, explicou o quão crucial foi para ele e seu projeto participarem ativamente do Shell Iniciativa Jovem.

Na quinta-feira seguinte, 7 de maio, começou o processo de tutoria. A equipe dividiu os empreendedores em 10 grupos de cerca de oito pessoas, considerando seus setores e estágio de maturidade, e contratou um profissional especializado para ajudá-los a criar e modular seus planos de negócios. As reuniões ocorrem quinzenalmente pelos próximos meses.

Completando o processo de capacitação empreendedora, semanalmente os empreendedores participam de facilitações em conhecimentos chaves para o desenvolvimento consciente e ético de seus negócios. Neste mês, já foram abordados os temas de Digitalização de Negócios, Modelagem de Negócios e Planejamento Estratégico. Esse processo se realizará até o começo de agosto e abrangerá diversos assuntos, como: gestão de times virtuais, produtividade, legislação entre outros.

É importante entender que todo o processo é completamente novo, e a equipe está se adaptando rapidamente aos novos aspectos que estão sendo apresentados devido à pandemia e ao isolamento social que ainda estamos vivendo no Rio de Janeiro.