Sample image
Nossa Rede Shell

Cinco dicas fundamentais para captação de recursos e fomentos para empreendedores

Por Shell Iniciativa Jovem em 23/08/2023

Qualquer negócio para conseguir se desenvolver precisa de recursos e fomentos financeiros, o que pode ser um desafio para muitos empreendedores, principalmente, para aqueles que estão começando e não tenham reservas financeiras. Nesses casos, é importante buscar ajuda e ouvir conselhos de pessoas como a Karla Suarez, cofundadora do ColetivA DELAS. Ela, como empreendedora, compartilhou cinco passos importantes para quem está em busca de captação de recursos e fomento.

Dica 1: saiba onde buscar

Ter ciência de onde procurar pelos recursos é o primeiro passo e o mais importante. Karla informou que existem diferentes sites nos quais essas informações estão disponíveis. Então, ao iniciar uma ideia, projeto ou negócio, busque por diversas fontes de informação sobre os financiamentos disponíveis para o seu segmento.

Dica 2: saiba o direcionamento do seu negócio

O empreendedor entender o foco do seu negócio o possibilita saber em qual edital ou programa de aceleração se inscrever. Por exemplo: se é um negócio mais  mais voltado para tecnologia e inovação, então, a procura deve focar em editais de tecnologia e para startups com foco em base tecnológica.

Dica 3: estar preparado

É preciso que o empreendedor esteja preparado para apresentar e defender seu negócio a qualquer momento. Por isso, tenha em mãos os seus projetos já desenhados, um bom plano de negócios e uma base do seu canva e do seu pitch que possibilita adaptar de acordo com a oportunidade que surgiu.

Dica 4: não tenha medo de falar sobre o seu negócio

Falar do próprio negócio com confiança e maestria é fundamental para todos os empreendedores. É importante ter em mente que, muitas vezes, será necessário gravar vídeos, pitchs, apresentações e defesas do seu empreendimento. Por isso, entenda que a câmera é sua amiga. Tenha sempre em mente que você sabe o seu propósito e o seu objetivo melhor que ninguém.

Dica 5: faça parte de redes

Ter uma rede de contato é fundamental para os empreendedores e a melhor forma de conseguir isso é fazendo parte de redes de incentivo ao empreendedorismo. A partir delas, as oportunidades acabam chegando naturalmente. Um exemplo desses espaços é a Rede de Empreendimentos Sustentáveis do Iniciativa Jovem para os empreendedores que passaram no programa e receberam o Selo.

Essas dicas de captação de recursos fazem parte do quadro “De Empreendedor para Empreendedor” que é publicado no Instagram do Shell Iniciativa Jovem. Se ainda não segue o @iniciativajovem, siga para não perder as próximas edições.