Shell

Como começar a empreender com pouco dinheiro: 5 dicas para jovens empreendedores

Por Shell Iniciativa Jovem em 04/04/2023

O empreendedorismo é uma jornada que pode ser intimidadora, especialmente para quem tem poucos recursos para investir em um projeto. No entanto, é possível começar a empreender com pouco dinheiro. Neste artigo, selecionamos cinco dicas para começar a empreender com orçamento limitado.

 

 1. Pesquise o mercado e o seu público-alvo

Antes de começar qualquer empreendimento, pesquise bastante sobre o mercado em que você pretende investir e entenda em que fase ele está, se está saturado ou em expansão, por exemplo. Pesquise também sobre o seu potencial público-alvo e as necessidades dos seus futuros clientes. Tente identificar como você pode atendê-los de forma diferenciada. Essa pesquisa pode ser feita online, pelo Google e redes sociais, ou até mesmo em sua comunidade local, por meio de eventos e em conversas com comerciantes e potenciais clientes. Com essa pesquisa, você terá um ponto de partida para identificar oportunidades no mercado e começar o seu plano de negócios.

 

  2. Aprenda com os especialistas

A constante busca por aprimoramento e novos conhecimentos é uma das características de um empreendedor. Aprender com especialistas pode ajudá-lo a tomar decisões mais embasadas e ajuda a tornar a caminhada menos solitária. O Shell Iniciativa Jovem possui uma plataforma de ensino à distância totalmente gratuita, com diversos conteúdos que apoiam empreendedores em todo país na reflexão sobre caminhos e oportunidades para seus negócios. A nossa equipe altamente qualificada e experiente tem foco no suporte à capacitação dos empreendedores. Entre os módulos, estão Empreendedorismo e Competências para o Futuro e Modelagem de Negócios.

 

 3. Aproveite os recursos gratuitos disponíveis

Atualmente, existem muitas ferramentas gratuitas disponíveis que podem ajudar jovens empreendedores, como as redes sociais, aplicativos de gestão financeira e de relacionamento com clientes. Por meio das redes sociais, por exemplo, você pode divulgar e até mesmo vender o seu produto, com um orçamento muito inferior ao custo de ter um ponto de venda físico.

 

 4. Faça parcerias estratégicas

O networking é fundamental para qualquer empreendedor e a construção de uma rede de mentores e parceiros é um dos benefícios do Shell Iniciativa Jovem. Além de compartilhar dúvidas e saberes, conhecer outros empresários e pessoas do seu setor é importante para fazer parcerias estratégicas que podem ajudá-lo a economizar dinheiro e alcançar mais clientes. Você pode, por exemplo, se unir a outro empreendedor para criar pacotes de serviços ou novos produtos.

 

 5. Seja criativo e inovador

Mesmo após o lançamento do seu negócio, mantenha-se curioso e lembre-se de que a criatividade e a inovação são fundamentais em qualquer empreendimento. Fique atento à concorrência, se inspire e pense em novas maneiras de oferecer os seus produtos ou serviços, ou em novos mercados que possam ser explorados. Não tenha medo de experimentar novas ideias. Com criatividade e inovação, você pode se destacar ainda mais no mercado.

 

Quer conhecer mais histórias de projetos beneficiados pelo Shell Iniciativa Jovem? Basta entrar em contato pelo faleconosco.ij@cieds.org.br para se inscrever na nossa newsletter e receber mais conteúdos como este.