Shell

Como empreender do zero no Brasil: dicas e estratégias para começar

Por Shell Iniciativa Jovem em 11/05/2023

Começar a empreender do zero pode ser um desafio, especialmente se você não tem experiência prévia e está empreendendo por necessidade, e não por oportunidade. A taxa de empreendedorismo por necessidade ainda é alta em certos segmentos da população brasileira, como mulheres e pessoas com menor escolaridade. Em 2021, a taxa foi de 50,5% para mulheres e 54,1% para pessoas com o ensino médio completo, segundo o GEM (Global Entrepreneurship Monitor) para o Brasil. Portanto, se você quer empreender, seja porque está desempregado ou porque tem uma ideia de negócio, mas não sabe por onde começar, siga estas dicas para empreender do zero e ter sucesso:

  1. Faça uma pesquisa de mercado: Antes de começar a empreender, é importante fazer um estudo prévio do mercado em que pretende atuar, para entender seu público-alvo, concorrentes e oportunidades de negócios. Descubra o que as pessoas realmente precisam e o quanto estariam dispostas a pagar pelos produtos ou serviços que você pretende criar.
  2. Crie um modelo de negócios: É fundamental criar um documento que descreve sua ideia de negócio, estratégias de marketing, plano financeiro e objetivos de curto e longo prazo. Recomendamos o Business Model Canvas, ferramenta mundialmente conhecida por facilitar o trabalho do empreendedor em modelar o seu negócio nos primeiros passos da sua jornada empreendedora. Ele ajuda você a se concentrar nas metas do seu negócio e a desenvolver um plano de ação claro para atingi-las.
  3. Cuide da saúde financeira do seu negócio: Orçamento, lucro, custo, despesa, capital de giro, fluxo de caixa, balanço patrimonial. Ufa! Um bom planejamento financeiro é importante não só para a manutenção do negócio, mas também para o seu desenvolvimento. Dependendo do seu modelo de negócios, você pode precisar de um investimento inicial, se começar a empreender do zero. Considere opções como crowdfunding para dar esse pontapé inicial. Tenha muito cuidado para não se endividar ou perder o controle de sua empresa.
  4. Construa uma marca forte: Branding e marketing não são bichos de sete cabeças. Na verdade, criar uma marca forte e fazer uma boa gestão dela no dia a dia é essencial para se destacar em um mercado competitivo. Crie um logotipo, defina sua mensagem de marca e crie um site profissional para atrair clientes em potencial. É fundamental que os clientes desejem aquilo que você vende.
  5. Fique atualizado: Mantenha-se a par das tendências de negócios e as mudanças no mercado para garantir que seu negócio esteja sempre à frente da concorrência. Leia livros e artigos, participe de conferências e faça networking para aprender com outros empreendedores e especialistas do setor.
  6. Tenha uma mentalidade empreendedora: Tenha uma mentalidade de crescimento e esteja disposto a enfrentar desafios e, se necessário, correr certos riscos para alcançar sucesso. Seja perseverante, sempre aprenda com seus erros e trace novas rotas quando necessário, para melhorar seu negócio e crescer.
  7. Busque qualificação técnica sobre empreendedorismo: Empreender do zero pode exigir muito tempo e esforço. Se você vai empreender com gastronomia, por exemplo, precisa saber mais do que só cozinhar. Esteja disposto a aprender habilidades novas para garantir que seu negócio seja bem-sucedido.

O Shell Iniciativa Jovem possui uma plataforma de EAD (Ensino à Distância) gratuita que é uma excelente opção para quem deseja empreender e busca aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Ela é dividida em dez módulos: “Empreendedorismo e Competências para o Futuro”, “Modelagem de Negócios”, “Planejamento Estratégico”, “Gestão de Pessoas”, “Pesquisa de Mercado”, “Planejamento Financeiro”, “Marketing”, “Aspectos Legais do Negócio”, “Responsabilidade Social e Sustentabilidade” e “Gestão Operacional”.

 Os participantes têm acesso a aulas online, exercícios práticos e fóruns de discussão com outros empreendedores. O programa é voltado para o empreendedorismo social, o que significa que os participantes são incentivados a criar negócios que gerem impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

Empreender do zero pode ser desafiador, mas também muito gratificante. Siga estas orientações para começar a empreender do zero com mais segurança. Acesse o site do EAD do Shell Iniciativa Jovem para saber mais sobre as capacitações gratuitas.