Feira de Negócios

Conexões 2021: conheça os empreendedores do segmento de Alimentação

Per Shell Iniciativa Jovem em 14/11/2021

Alimentação é um dos segmentos de destaque entre os empreendimentos que concorrem ao prêmio de melhor negócio do ano na Conexões 2021, feira de negócios do Shell Iniciativa Jovem, que será realizada nos dias 17 e 18 de novembro.

Com propósitos sociais ou ambientais fortes, a turma deste ano tem como participantes no setor as empresas “Cpt Nemo”, “Porto Cozinha”, “SalgadiNutri”, “Salty Agricultura Salina” e “Sementes”. Saiba mais sobre os empreendimentos abaixo:

Cpt Nemo – Lucas Hassib Camina | Rio de Janeiro, RJ

O “Cpt Nemo” oferece refeições prontas sob encomenda para a região da Grande Tijuca. A longo prazo, planeja trabalhar também com produtos alimentícios focados na saúde e bem estar, como kefir, kombucha e outros probióticos. 

“Atualmente nosso impacto está em ensinar pessoas interessadas a desenvolverem seus próprios negócios focados na comida. Já ajudei duas pessoas e, durante o IJ, comecei a organizar as coisas para trabalhar em um modelo de consultoria”.

“No IJ, pude desde aprofundar conhecimentos de marketing, aprender a precificar e estruturar o negócio” – Lucas Hassib Camina

 

Porto Cozinha – Aline Porto Videira de Souza | Rio de Janeiro, RJ

O maior propósito do “Porto Cozinha”, enquanto um negócio social, está diretamente ligado ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental da sociedade enquanto coletivo. A meta é encurtar cada vez mais o caminho entre os pequenos produtores/fornecedores e o público.

“Desmistificar o produto e encurtar o caminho entre o consumidor e o produtor: esse foi o caminho que encontrei para mudar a qualidade de vida dos dois lados. Mostramos o caminho de uma alimentação saudável pros nossos clientes e ainda aproximamos eles desse estilo de vida”.

“Os desafios de empreender foram todos mais confortáveis tendo o apoio dos mentores, facilitadores e colegas de turma” – Aline Porto Videira de Souza

 

SalgadiNutri – Lidiane Carvalho Botelho | São João de Meriti, RJ

Os salgadinhos da “SalgadiNutri” são simples, gostosos e visam qualidade de vida em diálogo com o meio ambiente. São feitos com massa à base de legumes, sem temperos industrializados e com parte dos temperos plantados na horta do quintal de casa.

“Além de produzir alimentos que colaboram para uma  melhor qualidade de vida, a ‘SalgadiNutri’ contribui, através de revendas, para que mulheres donas de casa assim como eu comecem a empreender e conquistem sua independência financeira”.

“O IJ tem sido importante na ampliação da minha visão para o mundo dos negócios, colaborando para estruturação, crescimento e visibilidade” – Lidiane Carvalho Botelho

 

Salty Agricultura Salina – Camila de Araujo Reveles Barreira | Araruama, RJ

A “Salty Agricultura Salina” trabalha com o cultivo de PANCs nativas de salinas (salicórnia), que, por precisarem da água salgada para se desenvolver, possuem sabor naturalmente salgado. Pode ser usada fresca como acompanhamento em diversos preparos ou desidratada e moída, diminuindo a quantidade de sal comum.

“Sabendo que a água doce é um recurso escasso e limitado, quero difundir o conceito da agricultura salina, implementando na culinária brasileira hortaliças que não precisam de água doce para se desenvolver – utilizando apenas o recurso mais abundante do planeta: a água do mar”.

“Participar do IJ é como ter alguém segurando a minha mão, me mostrando os melhores caminhos a trilhar. Me sinto mais confiante” – Camila de Araujo Reveles Barreira

 

Sementes – Mayara Camilo Leite | Rio de Janeiro, RJ

A “Sementes” é uma empresa pioneira em alimentação saudável com alimentos frescos, produtos naturais com embalagens sustentáveis e retornáveis do bairro de Madureira, na Zona Norte do Rio. Com responsabilidade, ética e consciência ambiental. 

“Temos a função de levar para o consumidor e para o meio ambiente tempo de vida! Com a alimentação saudável, a longevidade é garantida. Por termos muito respeito à natureza, incluímos uma logística circular das embalagens de vidro e outros ideais ecológicos”.

“O IJ proporcionou atividades, desafios e aprendizados que mudaram toda a dinâmica e entrega dos serviços e relacionamento com os clientes” – Mayara Camilo Leite