Shell

Conheça a Optim, startup vencedora do Edital de Energia, Smart Cities e Combate à COVID-19

Per Shell Iniciativa Jovem em 05/03/2021

Fundada em 2016 pelos empreendedores Mariana Bier e Ricardo Schleder, a Optim é uma startup que desenvolve soluções de IoT, voltadas ao uso eficiente de recursos naturais, como a água, através de dispositivos, que coletam dados de diversos sensores, ainda que em locais mais remotos, realizando o envio de forma online e sem fio para uma plataforma, fornecendo indicadores que apontam onde estão ocorrendo perdas. A plataforma é personalizável ao negócio do cliente e integrável aos softwares que ele já utiliza.

Os empreendedores que contam com uma sólida experiência em desenvolvimento de hardware, começaram a perceber limitações em processos de inovação em empresas, ainda que de engenharia, devido ao cotidiano e o foco excessivo na resolução de problemas internos das empresas do setor de saneamento, mineração e agrometeorologia.

Após participarem de processos de cooperação em outros setores, a Optim começou a absorver expertises na área e a visualizar diversas carências de tecnologias nacionais e escaláveis, utilizando isso como motivador para criar soluções a fim de otimizar a utilização de recursos.

O empreendimento que garante o melhor entendimento sobre o uso de recursos naturais consegue realizar a aplicação de ciência e tecnologia no dia a dia das empresas.

A empreendedora Mariana Bier conta sobre os desafios de participar do edital, tendo em vista que a pandemia exigiu uma adaptação acelerada ao formato totalmente remoto do seu negócio e equipe, mas que serviu para impulsionar o aumento de suas conexões regionais e network.

“Ficamos extremamente orgulhosos de sermos reconhecidos, mesmo estando longe dos grandes centros. Acreditamos que a premiação é o resultado do esforço e persistência da nossa equipe em mostrar o quão capaz somos! Nós fomos ousados quando decidimos desenvolver tecnologias que envolvem não só software, mas também hardware.”

Para conhecer mais sobre a Optim acesse: https://www.instagram.com/optim.tec/