Inovação Negócios Nossa Rede

Conheça a Toti, a primeira plataforma brasileira de ensino e inclusão de refugiados e imigrantes no mercado da Tecnologia

Per Shell Iniciativa Jovem em 22/02/2022

Já se passaram seis anos desde que a Toti participou do Shell Iniciativa Jovem e até hoje Caio Rodrigues, diretor executivo da startup, lembra com entusiasmo do período em que esteve no programa: “sempre falo do impacto de ter participado do IJ! Falo muito sobre o programa porque teve uma grande importância para nós”.

Integrante da nossa Rede de Empreendimentos Sustentáveis, a Toti é a primeira plataforma brasileira de ensino e inclusão de refugiados e imigrantes no mercado de trabalho da Tecnologia e tem como propósito inspirar mudanças conectando educação e diversidade. A empresa nasceu em 2016, através da participação de um grupo de estudantes universitários de Engenharia de Produção do CEFET/RJ no programa estudantil Enactus, cujo objetivo é criar projetos de empreendedorismo social.

“Em 2016, o Brasil bateu recorde de acolhimento de imigrantes, então nós víamos muitas notícias falando sobre a causa. Foi quando resolvemos conhecer organizações e comunidades de refugiados. A partir disso, a gente começou a se conectar muito com essas pessoas, que tinham histórias incríveis de superação, que estavam aqui com um super interesse de melhorar de vida, de se tornar ainda mais produtivos e economicamente ativos, e entendemos que um dos desafios que gostaríamos de apoiar seria a empregabilidade e a geração de receita para eles”, relembra Caio.

Em 2018, o grupo chegou à ideia de promover cursos que conectassem pessoas refugiadas com o mercado de trabalho e iniciou sua primeira turma. Neste mesmo ano, inscreveram-se no Shell Iniciativa Jovem, o que segundo Caio foi essencial para a empresa se posicionar como um negócio social, para além de um projeto universitário. 

“Foi um momento muito importante de transição, de se enxergar como um negócio. Ao longo do programa, nós até abrimos o nosso primeiro CNPJ. Fora todas as mentorias, todos os contatos… Esse networking foi fundamental para sair do ambiente da faculdade e se conectar com o meio do empreendedorismo e com pessoas que já estavam empreendendo a mais tempo”.

Caio Rodrigues, diretor executivo da Toti

Após a passagem pelo Iniciativa Jovem, a empresa já abriu mais 13 turmas, com 260 pessoas impactadas diretamente, além de receber visibilidade em todo o país ao participar do Shark Tank Brasil, em 2021. Para chegar ao programa de TV, a Toti teve que passar por uma seleção bastante concorrida a nível nacional, o que foi uma experiência intensa de acordo com Caio. 

“O processo seletivo é bem extenso, então foi um desafio e também uma realização. Por mais que não tenham fechado investimentos – e tudo bem quanto a isso – foi legal poder estar lá e poder ver que outras pessoas viam valor na Toti e que acreditam no trabalho e no impacto que a gente vem desenvolvendo”. 

Recentemente, a Toti realizou outra grande conquista: foi selecionada pelo Semente Preta, fundo de investimento do Nubank, um motor importante para aumentar o impacto da empresa e fazer com que mais pessoas e organizações possam conhecê-la. 

“Acho que nem nos nossos primeiros sonhos de Toti a gente imaginava que teria uma organização como a Nubank para investir, acreditar, abrir portas e conectar. Tudo o que fomos construindo foi importante para trazer verdade, trazer força para o impacto que a gente consegue realizar”.

Para os jovens que estão começando a empreender agora ou que têm uma solução inovadora, Caio deixa alguns conselhos: “uma dica que eu sempre dou é para participarem de acelerações, como o Shell Iniciativa Jovem, e tentar estar ao máximo próximo das pessoas que você quer ajudar, que você quer entender ou prestar um serviço. Outra dica é todo dia fazer um pouco, evoluir, dar um passo, fazer uma nova conexão, uma nova reunião, pensar em um novo modelo de negócio. Acredito que todos os dias, caminhando de pouco a pouco, com certeza você vai gerar um impacto grande”, finaliza.

Tem um negócio já em funcionamento ou uma ideia que gostaria de tirar do papel? Venha para o Shell Iniciativa Jovem! Estamos com inscrições abertas para apoiar jovens empreendedores, entre 20 e 34 anos, com ensino médio completo, residentes dos estados do Rio de Janeiro ou Espírito Santo. Clique aqui e inscreva-se agora!