COVID19 Edital de Soluções para Retomada

Conheça os 11 projetos selecionados para o Edital de Soluções para Retomada 2022

Per Shell Iniciativa Jovem em 01/09/2022

O edital, em sua segunda edição, oferece apoio financeiro a empreendimentos atuantes na redução dos efeitos e impactos causados pela pandemia da COVID-19

 

Os empreendimentos selados nos programas Shell Iniciativa Jovem receberam mais uma oportunidade para inscrever propostas ou soluções, desta vez, com foco no desenvolvimento de ações e projetos emergenciais para a retomada das atividades econômicas pós pandemia, nos territórios de influência da Shell (Rio de Janeiro e Espírito Santo).

 

Os empreendedores propuseram ações positivas com impacto socioambiental para retomada das atividades econômicas, para a redução dos efeitos e impactos causados pela pandemia do Coronavírus.

 

Os projetos selecionados fazem parte dos seguintes segmentos:

 

  • Alimentação; 
  • Vestuário; 
  • Realocação e aperfeiçoamento profissional; 
  • Educação e aprendizagem; 
  • Tecnologia; 
  • Resíduos e meio ambiente; 
  • Tecnologia Assistiva; 
  • Saúde física e mental (higiene).

 

Quanto ao apoio financeiro, o edital possui 3 categorias:

 

 

 

O edital foi dividido em 5 etapas: submissão das propostas, triagem, avaliação, pitch e resultado. Para a banca de pitch, foram selecionadas 24 propostas, das quais 11 foram contempladas em resultado divulgado no dia 16/08.

 

Confira abaixo um breve resumo sobre cada um dos projetos selecionados do Edital de Soluções para a Retomada 2022:

 


A Criativa – Ludmyla Oliveira

A Criativa é uma marca de moda em acessórios feminina, slow fashion e sustentável, idealizada por mulheres moradoras de Cosmos, Zona Oeste do RJ,  pretas, periféricas, artesãs ancestrais, com formação em Costura Industrial, Administração de Empresas e Gestão Financeira. O Projeto consiste em fomentar o afroempreendedorismo e o empreendedorismo feminino, por meio do fortalecimento da cadeia produtiva, economia criativa, geração de sustentabilidade na moda, mão de obra especializada e renda para os empreendedores locais que participam da produção dos itens.

Promovendo o acesso ao Banco de Tecido – doação de resíduos têxtil captados da grande indústria da Moda e capacitação empreendedora local, o projeto será dividido em 4 imersões de conhecimentos nos eixos: Designer e desenvolvimento de produto criativo, Precificação, Vendas e Mídias Sociais. 

 

Avançar – Pedro Vandro

A proposta do Avançar para o Edital de Soluções Para a Retomada é unir 120 jovens de pré-vestibulares comunitários do RJ. O negócio que é uma Edutech une educação, inovação e tecnologia, com foco no processo de aprendizado de jovens, de forma personalizada e colaborativa. Os alunos terão mentores universitários treinando e ensinando, quais conteúdos estudar, além de aulas ao vivo para resolução de questões. A finalidade é otimizar a aprendizagem para reparar os danos causados pela pandemia.

 

Brun Ensino Personalizado – Bruno Souza

Aplicar o Programa ASAS – Um programa de formação de Projeto de Vida e Empreendedorismo para estudantes do ensino médio de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, com objetivo de despertar o protagonismo do jovem, ajudando-o a desenvolver estratégias para colocar seus sonhos em prática e gerar impactos sociais. O Programa está dividido em três etapas: O Despertar (palestras nas escolas), Mão na Massa (formação dos jovens e aplicação das ideias) e O Protagonismo (evento de encerramento, apresentação, entrega de certificados e premiação dos jovens).

 

Projeta Casa Odara – Dayane Vallim

 

O projeto é uma capacitação em Coquetelaria Eco Consciente focada na atuação, atendimento e gestão para a comunidade LBTQIA+. Com a proposta de ser um Bar-Escola tendo o DNA da Casa Odara Rio, o PROJETA tem a intenção de gerar um movimento que reivindique o lugar da Coquetelaria como um espaço de todes, gerando renda e atuando diretamente na dignificação e na autoestima de corpos socialmente invisibilizados.

 

Da Rua Para Você – Ana Paula Rios

 

O projeto Mães pela Vida combate a insegurança alimentar de famílias em vulnerabilidade social da região central do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é apoiar 25 famílias que vivem em situação de extrema pobreza, garantindo o alimento na mesa, mais de 40 horas de aprendizado com oficinas de capacitação e geração de renda, além de palestras informativas e atividades de arte e cultura. Além disso, o projeto irá contribuir para o resgate da autoestima de mulheres, que foram drasticamente impactadas pela pandemia do COVID-19, estimulando a geração de renda e introduzindo arte, cultura e artesanato como ferramentas para promover a autoestima e autonomia em grupo. 

 

Era Uma Vez o Mundo – Jaciana Melquiades

Realização de oficinas educativas que apresentam a importância da existência de bonecas pretas, para o brincar infantil saudável. O projeto vai oferecer atividades lúdicas de contação de histórias e montagem coletiva de bonecas pretas de pano, realizadas com alunos da educação infantil, e dos anos iniciais do ensino fundamental das Escolas Municipais do Rio de Janeiro. Também será disponibilizado gratuitamente 1 ebook com os registros dos encontros (fotos, relatos, relatórios de impacto), 1 kit com bonecos, bem como todas as bonecas que forem produzidas em excedente ao número de alunos participantes por edição. 

 

Flori.Tech – Thaís Guerra

 

Produção, instalação e operação de máquinas de coleta gamificada de resíduos sólidos pós-consumo da Flori Tech, que convertem o descarte do consumidor em benefícios, com impacto socioambiental mensurável. A máquina é um veículo que possibilita a democratização da coleta seletiva e cultura da reciclagem, aliada à internet das coisas (IoT). Seu sistema exclusivo de tecnologia possui hardware e software com sensoriamento enxuto, para engajamento do público ao realizar o descarte correto por meio da gamificação, mapeando locais em que existe maior demanda do público e quais são os seus hábitos de pós-consumo. 

 

Infusion – Nath Dias

A proposta para este edital, é ampliar o impacto do programa chamado SOS EDUCAÇÃO. Criado na pandemia, o projeto se divide em 2 segmentos de educação, setor que ainda se encontra muito prejudicado desde o início da COVID-19. O primeiro deles, o SOS ENEM, oferece treinamentos de preparo emocional para alunos de projetos sociais e escolas que não possuem acesso a muitos recursos, que irão prestar vestibular em novembro deste ano. O segundo deles, o SOS EDUCADORES, oferece treinamento às escolas e educadores da rede pública para ajudá-los a lidar com questões socioemocionais, que foram intensificadas neste cenário pós pandemia.

 

Maré Relógios – João Victor

 

A iniciativa pretende capacitar a comunidade da Rocinha para desenvolver armação de óculos  a partir de seus próprios descartes. Dessa maneira, as armações serão desenvolvidas com o material descartado localmente. Essa atividade trará redução de custo, fornecendo maior acesso a um item tão importante. Com a realização do projeto, estima-se o desenvolvimento de uma metodologia de implantação da reciclagem, distribuída em pequenas células fabris autônomas que poderão ser facilmente deslocadas e implementadas em diversas realidades. 

 

RefilMe – Isabela Vitoi

 

A ideia do projeto é trazer uma maior conscientização ambiental à população, fortalecendo tanto a cultura do reabastecimento, para evitar o consumo desnecessário de embalagens, quanto a da destinação correta dos resíduos que porventura sejam consumidos. Será feita a instalação de 2 pontos de hidratação com a estação de abastecimento de água (ERA), e a criação de 1 ecoponto composto por: estação de abastecimento de água e máquina de coleta inteligente da Flori.Tech (empresa parceira da rede IJ), que dará a destinação correta aos resíduos plásticos na cidade de Vitória – ES. 

 

TaTu Soluções lot –  Rafael Viana

 

Desenvolvimento de totens de autoatendimento capazes de se descontaminar de forma autônoma. Esses totens são capazes de identificar quando o usuário acabou de utilizá-los, e em seguida inicia o processo de descontaminação da sua superfície automaticamente, impedindo a contaminação dos seus usuários por vírus ou bactérias. O objetivo é distribuir esses totens por hospitais públicos e feiras livres, a fim de reduzir as chances de proliferação de doenças endêmicas e pandêmicas na sociedade.