Shell

Descubra cinco competências e habilidades essenciais para um empreendedor

Por Shell Iniciativa Jovem em 04/04/2023

Empreender requer mais do que uma boa ideia e um plano de negócios sólido. É preciso desenvolver competências e habilidades para enfrentar os desafios que surgem pelo caminho e que ajudam a transformar ideias em realidade.

 

Pensando nisso, o Shell Iniciativa Jovem oferece um módulo sobre este assunto em sua plataforma de ensino à distância. O conteúdo é totalmente gratuito e elaborado por uma equipe altamente qualificada.

 

A seguir, listamos cinco habilidades e competências essenciais para um empreendedor:

 

  1. Resiliência: empreender pode ser uma jornada cheia de altos e baixos, por isso é importante desenvolver recursos para aprender a lidar com adversidades e incertezas.
  2. Liderança: um bom líder inspira e motiva sua equipe. Ele tem a capacidade de ouvir e compreender as necessidades de seu time e delega as tarefas de maneira eficaz.
  3. Capacidade de planejamento: planejar é fundamental para dar vida às ideias. Um empreendedor deve ser capaz de definir metas claras e realistas, traçar estratégias para alcançá-las e monitorar resultados.
  4. Desenvoltura para negociar: essa habilidade ajuda a estabelecer parcerias e relações com fornecedores, clientes e investidores. É importante ser capaz de valorizar os diferenciais do seu negócio, apresentar a sua proposta de maneira clara  e chegar a acordos justos.
  5. Inovação: estar sempre de olho nas tendências de mercado e movimentos da concorrência, para antecipar oportunidades e ameaças, também é uma das características de um empreendedor. Ser inovador é importante para se destacar em um mercado competitivo.

 

Quer conhecer mais histórias de projetos beneficiados pelo Shell Iniciativa Jovem? Basta entrar em contato pelo faleconosco.ij@cieds.org.br para se inscrever na nossa newsletter e receber mais conteúdos como este.