Shell

Direito Ágil: um projeto universitário que se transformou em negócio

Per Shell Iniciativa Jovem em 07/03/2024

O empreendedorismo apareceu na vida de Rafael Wanderley após ele se deparar com um problema em sua graduação em Direito: a dificuldade de acesso à justiça por parte de mulheres em situação de violência. Ainda na faculdade, se reuniu com colegas e criou um projeto, inicialmente voluntário, para encontrar uma solução. Assim, eles desenvolveram a Direito Ágil, um negócio que desenvolveria um aplicativo para otimizar a gestão pública e facilitar o processo de denúncia por parte das vítimas de violência doméstica. O projeto cresceu e hoje é um negócio.

O conhecimento aprofundado em empreendedorismo era algo que faltava em Rafael e seus sócios e era fundamental que se especializassem para desenvolverem a Direito Ágil. Foi, por essa razão, que decidiram se inscrever no Shell Iniciativa Jovem como uma oportunidade importante para o desenvolvimento de suas habilidades.

“As aulas e mentorias ajudaram muito a aprender como administrar o meu próprio negócio com os meus sócios, até porque somos recém-formados na faculdade e cada um entende mais a própria área de atuação como Direito ou T.I, mas não entendia muito de administração de empresa, planejamento financeiro ou marketing.”

Para Rafael, o Programa o ajudou a entender a Direito Ágil de fato como um negócio e a estruturar e trabalhar a parte financeira, aliando a necessidade da saúde econômica com o propósito de facilitar a denúncia pelas vítimas de violência. Além do planejamento financeiro, o Shell Iniciativa Jovem também contribui para o olhar mais estratégico direcionado ao marketing na Direito Ágil.

Rafael e seus sócios desejam poder fazer ainda mais diferença na vida das pessoas. Atualmente, eles já atuam em conjunto com alguns governos municipais e desejam expandir ainda mais. Eles querem desenvolver seus softwares e, assim, formar parcerias com empresas e organização que atuam no atendimento a vítimas de violência e também com governos estaduais. Para o futuro, o desejo é expandir para outros países.