Edital de Soluções para Retomada Nossa Rede

Empreendedor cria totem de autoatendimento que aciona sistema de descontaminação automaticamente

Por Shell Iniciativa Jovem em 24/02/2023

Imagine que você vai a uma loja e utiliza um totem de autoatendimento, seja para triagem ou para realizar pedidos. Já parou para refletir quantas pessoas tocaram naquele mesmo monitor antes de você? Ou pior: quantos vírus ou bactérias podem estar naquela tela? Se você sentiu arrepios só de imaginar, preste atenção no negócio do Rafael Viana. O jovem empreendedor, fundador da TaTu Soluções IOT, que agora chama-se Touch Biosafe, criou uma tecnologia inovadora e já patenteada, que permite que monitores se auto higienizem após cada utilização. Isso impede a transmissão de patógenos em áreas de grande risco e pode ser particularmente útil no contexto de pandemia e em ambientes como hospitais.

“Comecei a desenvolver soluções voltadas para a pandemia e criei dois projetos. Um deles é um botão de elevador que consegue se descontaminar de forma autônoma. E o outro é esse, com o qual estamos participando do Edital de Soluções para a Retomada 2022. É uma tela sensível ao toque, para ser utilizada em totens de autoatendimento, que consegue se descontaminar toda vez que alguém a utiliza”, conta Rafael.

Ele explica que a tela identifica quando a pessoa acabou de utilizá-la e, nesse momento, aciona sozinha um sistema de descontaminação. Assim, quando a próxima pessoa for utilizar o equipamento, tem uma garantia de que não vai se contaminar com vírus ou bactéria, pois há a esterilização. “A ideia é mitigar a transmissão de patógenos que podem causar endemias e pandemias. Ela é única. No mercado, não encontramos nenhuma tela que tenha essa proposta de valor e que possa ser usada em áreas com grande número de pessoas, sem risco de contaminação”, afirma Rafael.

A startup atua em Vitória, no Espírito Santo, onde o empreendedor vive. Com o apoio do Edital, foram desenvolvidos cinco totens, dos quais três ficarão em áreas de turismo e dois serão alocados em hospitais. “Fizemos um estudo e descobrimos que, em um hospital, os totens chegam a ficar até dois dias sem serem limpos”, revela o jovem.

Rafael Viana participou do Shell Iniciativa Empreendedora, em 2017. “Participei das partes de capacitação, o que me deu uma base para começar a empreender. Além disso, saindo um pouco da minha empresa e falando também sobre meu lado profissional, hoje eu trabalho numa organização cujo dono eu conheci no programa da Shell. Ele falou: ‘Esse cara tem um espírito empreendedor e eu quero ele dentro da minha empresa.’ O fato de eu ter passado por toda essa parte de capacitação foi um fator primordial para a minha contratação”, conta Rafael.

Rafael Viana expôs a solução criada no Rio de Janeiro, no evento feira Rio Innovation Week e, em São Paulo, na Campus Party em 2022. Nesta última feira, ele já havia participado no ano anterior. Mas, na ocasião, não tinha protótipo, nem nada de mais concreto para apresentar. Agora, retorna um ano depois, já com totens em pleno funcionamento, o que demonstra que a startup está crescendo, se estruturando e que saiu do papel.

“A gente não conseguiria testar realmente o nosso produto, na forma de experiência do usuário, se não fosse pelo Edital de Soluções para a Retomada 2022. Para validar o mercado, a gente precisa da solução completa. Não temos como fornecer só uma tela e alguém montar o totem. Com esses totens instalados, a gente consegue se aproximar de investidores”, afirma Rafael.

Rafael completa que o programa de empreendedorismo lhe permitiu ainda a compra de uma impressora 3D. Com este equipamento, ele consegue realizar a produção interna de partes do monitor que antes dependiam de fornecedores terceirizados. “Foi um ganho enorme para a startup, tanto de valor de mercado, quanto de crescimento. Agora, podemos testar novos produtos, porque conseguimos fabricar as peças sem depender de terceiros. Nosso custo, agora, para criar um protótipo, está muito baixo.”, revela Rafael.

Os próximos passos, agora, consistem na instalação de todos os totens fabricados e no acompanhamento da utilização deles, para a criação de um relatório. “Eles vão ser meu MVP (Mínimo Produto Viável) de verdade. Com eles, vou captar dados para conseguir atrair investidores. Por isso, o Edital de Soluções para a Retomada 2022 foi tão importante. Está me proporcionando mostrar meu produto ao mercado.”, afirma Rafael.