Eventos Shell

Empreendedores do Espírito Santo participaram da Caravana do Shell Iniciativa Jovem

Por Shell Iniciativa Jovem em 13/07/2023

A primeira Caravana do Shell Iniciativa Jovem de 2023 aconteceu no estado do Espírito Santo. Foram dois dias de oficinas e debates com os jovens de Guarapari e Grande Vitória. As atividades realizadas proporcionaram geração e troca de conhecimento na área de empreendedorismo, principalmente, para jovens de áreas periféricas.

A Caravana começou em Guarapari no dia 26 de Junho e contou com o apoio do Centro de Referência das Juventudes (CRJ), espaço importante de cultura, de formação e de lazer para jovens periféricos. O primeiro dia de atividades aconteceu a partir de uma roda de conversa com duas mulheres transexuais e empreendedoras: Afronta, artista de rap, e Vênus, artista de vogue e empreendedora na área da beleza.

Jovens de Guarapari na Caravana do Shell Iniciativa Jovem
Ao longo da discussão, as duas profissionais relataram como se encontraram profissionalmente e os desafios que enfrentaram para alcançarem o lugar que estão hoje. Além disso, Afronta e Vênus buscaram motivar os jovens presentes a seguirem seus sonhos e empreender.

“Conseguir um emprego não é sempre fácil, principalmente, quando você é uma mulher, LGBT+, negra, periférica. Então, eu precisei ir atrás da minha renda. Foi quando eu entrei para a área da estética e da beleza, pois eu já gostava de trabalhar com isso em mim mesma e queria passar essa elevação de autoestima para outras pessoas”, compartilhou Vênus no encontro.

O segundo dia da Caravana foi em Vitória, no Fonte Hub. O espaço recebeu pessoas de toda Grande Vitória para participarem das atividades propostas. Foram realizadas 4 oficinas: Criação de conteúdo com Erik Oakes; Empreender na Comunicação com Ryan Gouveia; Elaboração de Projetos com Thaís Amorim; e Introdução ao Empreendedorismo com Izis Pardinho.

Para finalizar o dia, os participantes tiveram o Talking “O que a comunicação tem a ver com empreendedorismo?” com Angelo Henrique, líder de projetos de inovação no IEBT Innovation, e Luanna Esteves, apresentadora, repórter, roteirista e produtora. Foram mais de duas horas de debate e troca de conhecimento.

Jovens de Vitória na Caravana do Shell Iniciativa Jovem
“A comunicação não necessariamente precisava me colocar nesse lugar profissional. Você pode desenvolver sua carreira, seja empreendendo no próprio negócio, seja intraempreendendo dentro de uma empresa. E foi isso que aconteceu comigo. Na minha trajetória profissional, eu não tive um negócio para além da minha empresa, eu continuei com o produto que já fazíamos, mas, com o passar do tempo, fui me desenvolvendo dentro das empresas que passei”, falou Angelo ao longo da conversa.

Os dois dias de atividades da Caravana impactaram positivamente mais de 60 jovens a respeito de empreendedorismo e de caminhos profissionais na área, o que demonstra a busca da juventude por conhecimento e possibilidades de crescimento.

 


Leia também:

48 empreendedores do Shell Iniciativa Jovem de 2022 agora integram a Rede do Programa

Conheça os selecionados para o primeiro ciclo do programa Shell Iniciativa Jovem 2023