Consultoria

Empreendedores resolvem problemas reais de suas startups com consultores experientes

Per Shell Iniciativa Jovem em 01/11/2019

Após a conclusão da Feira de Negócios, os empreendedores entraram na última etapa do programa: a Fábrica de Negócios. Neste período, os projetos já estão mais maduros e estão sendo preparados para a Banca de Auditoria, fase chave para alcançar o Selo de Empreendimento Sustentável Shell Iniciativa Jovem.

A fim de capacitá-los para identificar e esclarecer os problemas específicos dos negócios, o programa convida consultores com expertise em quatro pilares: Planejamento Estratégico, Finanças, Marketing e Gestão Operacional. Durante dois meses, os empreendedores são divididos em grupos, levando em consideração a maturidade do seu negócio e segmento de atuação, e apresentam os obstáculos reais que estão enfrentando no desenvolvimento da empresa, contando com os consultores para direcioná-los no caminho correto.

Segundo Dayane Vallim, participante do programa e representante da Casa Odara, o maior ganho desta etapa é ter um tempo mais aprofundado com os consultores, pois isso ajuda a sanar problemas crônicos dos empreendimentos, como a parte de gestão financeira. Além disso, ela reforça que os consultores se preocupam em ter um trabalho contínuo pós-aula, propiciando um acompanhamento eficiente.

Elena Wesley, terceiro lugar na Feira de Negócios 2019, também afirma que as consultorias proporcionam um aprendizado em conjunto com os outros empreendedores, agregando conhecimento e compartilhando aprendizados. Ela ainda afirma que após a consultoria, saiu mais capacitada perante ao desafio referente ao crescimento da empresa.

Assim, é possível perceber a importância dessa etapa para os empreendedores. Ao alinhar as experiências e expertises dos consultores e as necessidades e dúvidas reais dos empreendedores sobre o desenvolvimento dos empreendimentos, as consultorias se tornam um momento chave durante o processo de maturação das empresas apoiadas.