Shell

Empreendedorismo no mercado vegano: uma oportunidade de negócio em ascensão

Per Shell Iniciativa Jovem em 04/04/2023

Escolher um nicho na hora de empreender é uma estratégia que pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Entre eles, a possibilidade de se tornar uma referência na área, de se especializar e desenvolver produtos ou serviços de alta qualidade, além de atender à demanda de um público específico. 

 

O mercado vegetariano e vegano, por exemplo, já ultrapassa os 30 milhões de consumidores no Brasil, segundo pesquisa do IBOPE Inteligência (2018). Ao redor do mundo, o mercado vegano foi avaliado em 19,7 bilhões de dólares em 2020, pela Allied Market Research, e a expectativa é de que esse número supere os 36,3 bilhões de dólares até 2030.

 

Apostar nesse mercado foi a escolha da empreendedora Mar Mendes, nome por trás da marca A.mar Alimenta. A empresa criada em 2017 é especializada em culinária artesanal vegetal, e oferece produtos e serviços em alimentação consciente e vegana, tendo como princípios a culinária afetiva, integral, artesanal e sustentável, tudo com consciência ecológica e baixo impacto ambiental.

 

Segundo Mar, empreender foi consequência do desejo de levar mais pessoas para esse universo dos benefícios da alimentação vegetal. A dieta vegana é associada a diversas vantagens para a saúde, como a redução do risco de diabetes, problemas cardíacos e certos tipos de câncer. O projeto foi selecionado para o Shell Iniciativa Jovem, o programa de empreendedorismo da Shell.

 

“O Shell Iniciativa Jovem me trouxe mais segurança para empreender e assumir meu negócio. Me vi e me assumi como uma mulher empreendedora, e não só como uma cozinheira que levava à frente um negócio um pouco às cegas. Sinto que o programa me abriu portas, me empoderou e me trouxe oportunidades a partir das ferramentas que adquiri. A rede de colegas de turma, mentores, professores e palestrantes também foram muito importante para o meu processo”, explica Mar.

 

Os planos para os próximos anos incluem expandir a marca, fazendo com que os produtos da A.mar Alimenta cheguem a mais pessoas e mais lugares. Os queijos vegetais curados em breve passarão a ser enviados para todo o Brasil, e as aulas online de queijaria vegetal e cozinha criativa à base de plantas ganharão formato presencial. Mar também pretende trabalhar ainda mais em rede, apoiando e sendo apoiada por negócios parceiros que tenham convergência com o seu. E, claro, realizar o sonho de deixar de ser uma “eupreendedora” e ter uma equipe para ajudá-la a crescer.

 

Quer conhecer mais histórias de projetos beneficiados pelo Shell Iniciativa Jovem? Basta entrar em contato pelo faleconosco.ij@cieds.org.br para se inscrever na nossa newsletter e receber mais conteúdos como este.