Shell

Faça a diferença: saiba como participar do programa de voluntariado do Shell Iniciativa Jovem

Per Shell Iniciativa Jovem em 11/05/2023

O Shell Iniciativa Jovem tem um programa de voluntariado que contribui para a promoção e o desenvolvimento de uma rede de líderes e empreendedores no Brasil. Um dos principais benefícios que o programa proporciona é a rede de relacionamento. Nosso time de voluntários é formado por profissionais que, assim como nós, também acreditam no poder do empreendedorismo para uma mudança positiva na sociedade.

 

O programa oferece diversas oportunidades de voluntariado em diferentes áreas, como meio ambiente, educação, branding, marketing e principalmente empreendedorismo, entre outras. O perfil de voluntários que buscamos é de profissionais com conhecimento acadêmico e/ou profissional de mercado, com experiência em negócios ou gestão.  Ao longo do programa, o Shell Iniciativa Jovem tem diversas oportunidades em que a participação de voluntários é fundamental, como bancas avaliadoras de negócios, auditorias e mentorias.

 

O voluntariado é uma prática cada vez mais difundida no Brasil. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 7,4 milhões de pessoas se envolveram em algum tipo de trabalho voluntário no país em 2019. Apesar de alto, o número só representa cerca de 4,4% da população brasileira. Ou seja, o voluntariado ainda pode crescer e apoiar consideravelmente a geração de impacto social positivo.

 

Além de contribuir para a sociedade, o voluntariado traz diversos benefícios para os próprios voluntários. Entre eles, está o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, como liderança, trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas. O voluntariado, quando nesse contexto empresarial, ainda pode ser uma forma de ampliar a rede de contatos do empreendedor e a possibilidade de estabelecer futuras parcerias, além da diversificação de experiências profissionais.

 

Além disso, há estudos que indicam os benefícios do voluntariado também no âmbito da saúde mental e emocional. Uma pesquisa da Universidade de Exeter, no Reino Unido, realizada em 2013, mostrou que voluntários tinham níveis mais baixos de depressão e apresentavam maior bem-estar psicológico e mais satisfação com a própria vida. Entre os benefícios de participar do nosso programa de voluntariado está a satisfação de utilizar o seu próprio talento e experiência para apoiar os empreendedores que estão construindo o futuro e gerando impacto social positivo com seus negócios.

Participar do programa de voluntariado do Shell Iniciativa Jovem pode ser uma excelente oportunidade para quem busca se desenvolver pessoal e profissionalmente, contribuir para a sociedade e fazer a diferença na vida de outras pessoas.  Se você se interessou em participar e quer contribuir para o desenvolvimento de empreendedores e expandir a sua rede, inscreva-se por meio do e-mail: faleconosco.ij@cieds.org.br.