Shell

Fim da etapa formativa 100% online

Por Shell Iniciativa Jovem em 04/08/2020

O Programa chega em agosto finalizando pela primeira vez em 20 anos de história sua trilha formativa completamente online. Foi um período de constante aprendizado e readequação. Desde o processo seletivo, no começo de março, o programa se reformulou priorizando a saúde dos empreendedores, professores, tutores e de sua própria equipe. Assim, é com muita alegria que chegamos no fim do grande primeiro marco do Programa com ótimos resultados. 

Já na etapa de facilitações tivemos alterações importantes! Inserimos conteúdos atuais e importantes para este momento de adaptações, como: digitalização de negócios, produtividade e logística. No total, foram 12 facilitações semanais que auxiliaram os empreendedores a estruturar e modelar os seus negócios. De uma forma geral, todas as aulas contaram com a presença de pelo menos 80% da turma, interagindo e trabalhando em rede. 

#PraCegoVer: Na imagem vemos dois jovens negros juntos, segurando um notebook com uma parede cinza por detrás.

Outro estágio importante na trilha formativa são as tutorias quinzenais. Nesta etapa, priorizamos o aprendizado do grupo, separado-os em grupos de 8 empreendedores, liderados por um(a) tutor(a) especialista na área de negócio em comum. Com o modelo online, tivemos um aumento de 47% na presença média dos empreendedores na tutoria. 

No intuito de complementar estas atividades, em julho organizamos 3 oficinas extras com temas solicitados pelos empreendedores. Assim, realizamos atividades sobre Marketing Digital, com a Lapa Comunicação, Split de Pagamentos com a empresa de contabilidade WeCont e sobre Modelagem de Negócios com o Gabriel Vasconcellos do CIEDS. Esses temas foram essenciais para que eles pudessem finalizar e entregar o Plano de Negócios e participar da Banca de Avaliação, marcada para ocorrer entre os dias 18/08 e 26/08. 

A fim de confraternizar e integrar a turma de 2020, no dia 31/07 realizamos uma festa Julina. A celebração online contou com a presença de empreendedores desta turma e de membros da Rede de Empreendimentos acelerados nos anos anteriores. No evento, os empreendedores compartilharam suas experiências, além de participarem de diversas atividades e brincadeiras promovidas pela equipe. Foi uma noite de muita alegria e satisfação em completarmos este período de formação empreendedora. 

Para finalizar, o dia 02/08 marcou a data final de entrega do Plano de Negócios. No total, 68 empreendedores realizaram a entrega e participarão da Banca de Avaliação. Este número representa um aumento de 19% em comparação com o ano passado.