Inscrições

Número de mulheres inscritas é maior que o número de homens no 2º ciclo de inscrições do Shell Iniciativa Jovem

Per Shell Iniciativa Jovem em 06/07/2022

Pessoas autodeclaradas pardas, negras e indígenas também tiveram número expressivo neste ciclo.

 

As inscrições para o  2º ciclo do programa Shell Iniciativa Jovem, ocorreram entre os dias 06 de junho a 3 de julho. Recebemos 279 candidaturas, desse total, 249 foram consideradas válidas dentro dos critérios obrigatórios: ter 20 a 34 anos, residir no Rio de Janeiro ou Espírito Santo, ter ensino médio completo e acesso à internet.

 

O programa de fomento ao empreendedorismo, tem como um dos seus principais objetivos, promover a equidade de gênero e a diversidade racial, para jovens com perfil empreendedor. A cada novo ciclo, é nítida a evolução da inclusão nos números de inscritos. 


Neste ciclo, das 279 pessoas inscritas, 176 são mulheres, 3 pessoas não-binárias e 2 homens transgeneros, números que reforçam a equidade de gênero no programa. 


Pela primeira vez, também tivemos um número importante de pessoas que declararam possuir alguma deficiência, 7 no total. Quanto à autodeclaração de raça segue abaixo o levantamento:

 

 

Os selecionados desta primeira triagem já foram notificados via e-mail, e foram classificados em dois estágios, sendo 83 em operação (composto por pessoas que já tem um negócio), e 166 em ideação (pessoas que têm uma ideia). Mesmo antes de saber se serão selecionados para participar do programa, os empreendedores terão acesso aos conteúdos das oficinas e do EAD, que poderão ser aplicados no negócio que eles estão empreendendo, ou até mesmo em outros momentos. 

 

Essa etapa, que acontece de 11 a 12 de julho, é chamada de Maratona Digital pois reúne uma série de conteúdos para apoiar os empreendedores na construção dos seus mapas de empatia, e modelos de negócio. Logo em seguida será realizada a etapa de entrevistas dos dias 13 a 20 de julho. Ao final da etapa de avaliação das entregas e entrevistas, será divulgada a lista de selecionados que irão participar do programa Shell Iniciativa Jovem.