Nossa Rede

O mundo empreendedor para pessoas LGBTQIA+

Por Shell Iniciativa Jovem em 13/07/2023

Nanny Mathias promove, por meio do seu trabalho com o Diversidade Colorida, a conexão de pessoas, artistas, empreendedores, negócios, instituições públicas, privadas e investidores, com foco na geração de impacto socioeconômico e ambiental positivos, que fomenta o respeito e inclusão da população LGBTQIA+.

Pessoas LGBTQIA+ apoiadas pelo Diversidade Colorida

A empreendedora, como mulher, negra, lésbica, periférica e do axé, já teve que enfrentar muitos desafios por causa do preconceito. Entretanto, isso a move todos os dias para fazer a diferença na vida das pessoas. Nanny afirma que a necessidade de mudar a realidade que as “maiorias minorizadas” enfrentam e sofrem nos âmbitos social, profissional e educacional é sua maior fonte de inspiração como empreendedora.

Ela contou que o mercado de trabalho sempre foi um local excludente e de violência para ela enquanto uma mulher preta e lésbica. Nanny sofreu assédios sexuais, morais e perseguições por colegas de trabalho e superiores que não respeitavam sua existência e suas formas de se expressar no mundo.

As realidades que ela vive e viveu, nos ambientes profissionais, sociais e educacionais não eram e não são apenas uma experiência pessoal, mas de muitos que assim como ela, não seguem um padrão na sociedade. Essa situação é evidenciada pela pesquisa da Opinion Box de 2023, no qual 63% das pessoas LGBTQIA+ afirmam que deixam de frequentar espaços por medo de violência. Essas situações a motivaram a criar um novo mundo por meio dos seus negócios e projetos, um mundo onde as pessoas pudessem ser respeitadas, incluídas e ouvidas.

Hoje, a empreendedora cria e constrói de forma coletiva, pois Nanny acredita que não se chega a lugar nenhum sozinha, e que é possível ganhar dinheiro e mudar a realidade ao mesmo tempo.

Ela sabe que a dificuldade financeira, mas, principalmente, o machismo, o racismo e a lgbtfobia presentes no ramo empreendedor desmotivam muitas pessoas a empreender. Por essa razão, Nanny deixou um conselho:

“Acredite em você mesma e no que deseja construir, faça o seu melhor e esteja disposta a se superar. Se capacite, busque comunidades que têm conexão com seu negócio e com o mundo dos negócios, se conecte com pessoas que estão construindo, respeite seus processos, comece pequena mas sonhe alto, sonhe grande, você é capaz de tudo aquilo que se determinar fazer.”


Leia também:

Limonada Curadoria: a moda circular infantil como opção para as famílias

Era Uma Vez o Mundo leva questão racial para debate em escolas por meio de bonecas pretas de pano