Eventos Feira de Negócios Negócios Prêmio

Prêmio Shell Iniciativa Jovem 2021: conheça os vencedores

Per Shell Iniciativa Jovem em 06/12/2021

Na noite do dia 18 de novembro, marcando o encerramento da programação do Conexões 2021, aconteceu o Prêmio Shell Iniciativa Jovem. A premiação, apresentada pela empreendedora Priscila Gama, elegeu os participantes que mais se destacaram no programa este ano. 

A grande vencedora da noite foi Camila de Araujo Reveles Barreira, da Salty Agricultura Salina, que conquistou o troféu de melhor negócio desta edição. O empreendimento localizado em Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, trabalha com o cultivo de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) nativas de salinas, que, por precisarem da água salgada para se desenvolver, possuem sabor naturalmente salgado. 

“Sabendo que a água doce é um recurso escasso e limitado, quero difundir o conceito da agricultura salina, implementando na culinária brasileira hortaliças que não precisam de água doce para se desenvolver – utilizando apenas o recurso mais abundante do planeta: a água do mar”, conta a vencedora, que se emocionou ao ser anunciada: “eu só tenho a agradecer. Obrigada, Shell Iniciativa Jovem, CIEDS, todo mundo. Os mentores, tutores, facilitadores, a organização. Eu aprendi demais, cresci muito. Meu coração está disparado”.

 

“Participar do IJ é como ter alguém segurando a minha mão, me mostrando os melhores caminhos a trilhar. Me sinto mais confiante” – Camila de Araujo Reveles Barreira

 

O carioca Rafael Lima, da NEGREI, foi contemplado com a 2º posição. Seu empreendimento é um artefato de empoderamento e representatividade contra o racismo. Nas redes sociais, a empresa produz conteúdos que visam empoderar pessoas negras e conscientizar pessoas não negras. A materialização disso são produtos personalizados que expressam ideais sem que você precise abrir a boca. 

“Idealizamos um mundo onde pessoas negras são tratadas e reconhecidas como todas as outras. Um mundo menos preconceituoso“, revela Rafael.

 

“No IJ, pudemos desenvolver questões que estavam estagnadas no nosso negócio e fazer conexões com outros empreendedores incríveis” – Rafael Lima

 

O 3º lugar foi ocupado pela capixaba Isabela Vitoi Rosa, da RefilMe, empreendimento que promove o aluguel de Estações de Reabastecimento de Água (ERA), um mobiliário urbano que possui laterais para divulgação de marcas. A empresa que divulga na ERA contribui para a saúde pública da população, oferecendo hidratação de forma gratuita aliada à preservação do meio ambiente.

“De dezembro de 2020 até o momento, a ‘RefilMe’ já beneficiou mais de 5 mil pessoas, facilitando a hidratação fora de casa. Além disso, poupamos a comercialização de 55.814 garrafinhas plásticas de 500ml, deixando de emitir 5.581 kg de CO2 na atmosfera”, conta Isabela.

 

“Através do IJ conseguimos avaliar muitas teses do negócio e desenvolver em temas que não possuíamos muitos conhecimentos” – Isabela Vitoi Rosa de Souza

 

As demais premiadas foram Ana Ventorini, do AVENSA – Centro de Acessos Vasculares; Mariana Nunes Corrêa, da QUIM; Priscilla Postali, do Inglês No Alvo; Renata Belo Benet dos Santos, da Valentim e a Raposa; e Thamires Clarice Lucena Rodrigues da Silva, da Banho é Bom. Conheça mais sobre estes negócios aqui.

Além dos empreendimentos eleitos pela banca de avaliação, a Arq Descomplica, de Bruna Ferreira Martins, levou o Prêmio Popular, escolhido por meio de votação pública. O negócio é uma plataforma digital, transparente e acessível, que oferece assistência técnica necessária para auxiliar as pessoas que necessitam construir, reformar e/ou decorar suas residências ou comércios.

“Nosso objetivo é promover bem-estar e qualidade de vida pela arquitetura. Minha responsabilidade socioambiental está associada ao ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”, explica.

Assista ao Prêmio Shell Iniciativa Jovem na íntegra no canal do CIEDS no Youtube.