Inovação Mentoria Negócios Shell Tutoria

Presença feminina: mulheres lideram 56% dos empreendimentos inscritos no Shell Iniciativa 2021

Por Shell Iniciativa Jovem em 08/09/2021

A presença feminina é forte na edição 2021 do Shell Iniciativa Jovem. Neste ano, as mulheres representam 56% dos inscritos no programa, liderando negócios dos mais variados setores, como saúde, moda, gastronomia e tecnologia. Na etapa Oficina de Projetos, finalizada em agosto, os mentores e avaliadores voluntários puderam conhecer melhor as histórias e motivações por trás de cada um destes empreendimentos.  

Uma das empreendedoras selecionadas nesta edição é  Iasmin Marequito Ribeiro, criadora da Iasmin Marequito Fotografia, empresa de imagem focada em ensaios com mulheres, especialmente mulheres mães. O grande diferencial de seu negócio é a entrega final das fotos físicas, em álbuns, possibilitando uma relação mais próxima e afetiva com este material, que ajuda na construção de memórias familiares. O empreendimento trabalha em consonância com outras mulheres, dando visibilidade e ressignificando o lugar do feminino nos espaços de poder da sociedade.

Durante as bancas de avaliação, realizadas entre os dias 17 e 26 de agosto, Iasmin contou que trabalha com uma rede formada exclusivamente por mulheres, que ocupam postos de trabalho e  atuam como parceiras e fornecedoras. “A minha rede é formada por mulheres. Tem a fornecedora que faz a minha embalagem de entrega, a outra que produz os meus álbuns. As parceiras são jornalistas, que eu faço imagens para as agências delas e elas me auxiliam na parte digital, de Instagram, Facebook Ads”, revelou.

Outra representante feminina desta edição é Najla Fernandes, criadora do Estúdio Ocre, empreendimento de artesanato que tem como missão a transformação por meio do consumo consciente, da valorização do trabalho artesanal e do empreendedorismo feminino. A empresa tem ainda o objetivo de trazer uma dinâmica mais jovem e descolada para o ramo do artesanato, um nicho tão estigmatizado e prejulgado como um trabalho de pessoas sem atuação no mercado formal.

“Eu sou arquiteta e urbanista de formação. Vim de São Paulo para fazer faculdade no Rio e durante a graduação encontrei o artesanato. Hoje eu trabalho exclusivamente com o Estúdio Ocre. Foi muito incrível conhecer o artesanato e conseguir me expressar através dele. Comecei a dar aulas, a vender peças, e a partir daí me conectei com outras empreendedoras, pessoas jovens, com quem gosto muito de conversar para mostrar que este é um campo rentável. É unir a paixão com o seu negócio”, reforçou.

Jullyet da Silva Souza, fundadora da Zene Afro Estilo, é outra empreendedora selecionada pelo Shell Iniciativa Jovem 2021. O empreendimento tem como objetivo tornar a paixão pela arte de embelezar um grande negócio, impactando, valorizando e elevando a autoestima. Além de suas atividades comerciais,  o Zene Afro Estilo também está preparando cursos on-line e presenciais para a formação de trancistas. 

“A minha empresa existe desde o final de 2017. Um espaço com foco em estética, beleza e resgate cultural e ancestral. A gente usa a estética como ferramenta de empoderamento e de diminuição do impacto do racismo na identidade de indivíduos pretos. Estamos localizados na região central, zona portuária, na primeira favela do Rio de Janeiro, trabalhando a estética e negócios de impacto social”, explicou.