COVID19 Edital de Soluções para Retomada

Projeto oferece formação gratuita para empreendedoras periféricas da Zona Oeste do Rio

Por Shell Iniciativa Jovem em 19/10/2022

Estão abertas as inscrições gratuitas para a segunda edição do projeto Caminhos — desenvolvendo pessoas, construindo futuros, que visa a formação empreendedora para mulheres que tocam negócios nas periferias carioca. Este ano o foco são mulheres da Zona Oeste do Rio. As aulas são presenciais e vão ocorrer em Campo Grande e Santa Cruz, e vão de outubro até 7 de novembro. As selecionadas recebem ajuda de custo para transporte.

 

A iniciativa é do Banco Criativa — projeto social da marca de moda sustentável A Criativa — com curadoria do coletivo UJIMA Saberes Compartilhados, e oferece oficinas de desenvolvimento de habilidades empreendedoras, finanças, marketing digital e design de produtos.

 

— O projeto acontece num momento de grande importância e visa auxiliar o desenvolvimento do trabalho dessas empreendedoras e de preparação de suas empresas para período de maior volume de venda com a chegada das festas de final de ano — destaca Ludmyla Oliveira, executiva de A Criativa.

 

A proposta do projeto é fortalecer a marca Banco Criativa com sustentabilidade no mundo da moda e trabalhar nas formações do fortalecimento, da autoestima e a conexão com a ancestralidade das empreendedoras por meio de dinâmicas de autopotencialização e autovalorização.

 

Os demais conteúdos são baseados nos desafios de quem empreende na periferia, que são técnicas de vendas, atuação nas Mídias Sociais, Design de Produtos, Finanças e Precificação através de capacitações em formato de workshop. A idealização e produção é feita por empreendedoras, em sua maioria, moradores da Zona Oeste do Rio.

 

— Utilizamos a metodologia desenvolvida no Coletivo Ujima do projeto para promover o impulsionamento de negócios femininos em seus processos dentro da ótica de circularidade: Sonhar > Criar > Produzir > Desenvolver > Vender. Falando a linguagem dela e incentivando a começarem com as ferramentas que estiverem disponíveis — conta Ludmyla.

 

Esta edição do projeto conta com o patrocínio do Edital de Soluções para a Retomada 2022 pelo programa Shell Iniciativa Jovem que está contribuindo para o crescimento do Banco Criativa.

 

O apoio possibilita a realização das capacitações, conteúdos sobre sustentabilidade no mundo da moda, economia criativa e retorno da marca às ações presenciais.

 

As inscrições podem ser feitas no link encurtador.com.br/mwVWY.

 

As vagas são limitadas. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas no Instagram do coletivo Ujima (@ujima_saberescoletivos) e A criativa (@sou.acriativa).

 

Calendário das oficinas

 

24/10 – às 9h Redes Sociais e presença digital do negócio

31/10 – às 9h Finanças para empreendedoras

07/11 – às 9h Design de Produto sob ótica da Sustentabilidade

07/11 – às 14h Design de Produto sob ótica da Sustentabilidade

 

Fonte: Extra