Shell

Reconhecimento pelo feito

Por Shell Iniciativa Jovem em 18/11/2020

O Shell Iniciativa Jovem foi reconhecido em 2019 e 2020 pelo UBI Global’s World Benchmark Studies, como uma das cinco melhores aceleradoras privadas do mundo. Algo que é fruto de um trabalho coletivo, através do comprometimento e colaboração de todas as pessoas que participam de cada etapa do nosso programa. Voluntários, mentores, facilitadores, equipe e os principais atores disso tudo, os empreendedores.

Seguimos agora com um pouco mais da história de alguns empreendedores que marcaram presença em nossa trajetória.

 

Jaciana Melquiades, criadora da Era Uma Vez o Mundo, tem como propósito democratizar o acesso às bonecas negras, que hoje representam 7% das existentes no mercado.

“A Era Uma Vez o Mundo surgiu de uma forma orgânica, a partir de uma necessidade pessoal de encontrar produtos que fossem parecidos com meu filho Matias. Paralelamente à isso, levei esses brinquedos de tecido para atividades educativas que eu fazia de forma voluntária em escolas públicas. Daí, pra virar um negócio, foi um processo de enxergar as oportunidades mesmo. O contato com outros professores foi fazendo com que encomendas acontecessem e o negócio fosse surgindo.” 

Para a empreendedora participar do Shell Iniciativa Jovem possibilitou que ela ampliasse sua rede de relacionamentos e de conhecimentos sobre gestão de negócios.

Ela pontua do quão visível foi o procedimento de  amadurecimento do seu negócio, como empresária e um amadurecimento pessoal, ampliando seu olhar para possibilidade de crescimento que não havia antes do programa. 

A empreendedora nos conta que seu desafio hoje tem sido buscar parcerias que minimizem os custos operacionais para a manutenção de espaço físico de venda, entendendo o quanto o seu  produto é difícil de ser encontrado em lojas convencionais sem perder o propósito que carrega de democratizar o acesso à brinquedos representativos para a população negra, por isso para ela se faz necessário estar em pontos de venda  que hajam uma experiência de compra que proporcione a visualização do produto, toque, escolha de modelo e naturalização de  bonecas preta nas prateleiras.

“Obrigada pela oportunidade de crescer como empreendedora, pela chance de conseguir me ver como empresária, pelas ferramentas entregues e que estou utilizando no crescimento do meu negócio e pela rede de empreendedores incríveis formada depois do programa.”

Para conhecer a Era Uma Vez o Mundo acesse:

Instagram: https://www.instagram.com/eraumavezomundo/

Facebook: https://www.facebook.com/eraumavezomundo

 

Lucas Chiabi, fundador do Ciclo Orgânico,  tem como propósito valorizar a fração orgânica dos resíduos, que representam 50% do que é descartado diariamente e tem o potencial de ser um excelente fertilizante para o solo, através da compostagem.

O motivo do empreendedor criar o negócio foi perceber que a compostagem é uma prática, apesar de tão necessária, pouco difundida nas cidades, bem como a falta de praticidade da realização em apartamentos. Pensando assim em criar um negócio que trouxesse facilidade na hora de destinar corretamente os resíduos.

Na fala Lucas deixa um conselho para os empreendedores do Shell Iniciativa Jovem 2020: 

“O programa é uma ferramenta para te ajudar, mas depende muito da pro atividade e empenho do empreendedor para aproveitar o que essa ferramenta tem a oferecer.”

O Ciclo Orgânico ajuda a mudar a forma como as pessoas enxergam o lixo, resgata o valor que existe no despejo e principalmente traz uma reflexão sobre os nossos hábitos de consumo.

“Sou muito grato a tudo que o Shell Iniciativa Jovem nos proporcionou, sem dúvidas mudou minha vida e nos ajudou a impactar a vida de muitas pessoas, espero que o programa continue crescendo por muitos anos e possa levar mais empreendedorismo e impacto socioambiental adiante.”

Para conhecer o Ciclo Orgânico acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/CicloOrganico

Instagram: https://www.instagram.com/cicloorganico

 

Fábio Lewin, fundador da Coco Legal,  vencedor do Prêmio Shell de Empreendedorismo Sustentável em 2008.

Fundada em 2002, uma agroindústria que envasa, comercializa e distribui água de coco e suco de laranja 100% naturais. Possui seu próprio coqueiral e fornecedores qualificados que utilizam os mais avançados recursos tecnológicos na produção e beneficiamento da água de coco.

Para o empreendedor a Coco Legal é uma ferramenta de transformação da vida e de todo mundo que se relaciona com ela, direta ou indiretamente.

O empreendedor deixou uma mensagem excelente para os que participam e desejam participar do Shell Iniciativa Jovem:

Use ao máximo os recursos do programa, mas não acredite que ele seja uma bengala. 

Quando as coisas derem errado e vão dar, faz parte da vida, assumam a responsabilidade e não a terceirize. Façam amizades e aproveitem a Rede de Empreendedores, esse é um dos maiores ativos do programa. Um grupo de loucos dispostos a quebrar a engrenagem do mundo e criar uma nova forma de viver, todos com dores e angústias similares com muita energia para se ajudarem.

Ajudem o programa e os outros empreendedores sempre que possível!”

Para conhecer o Coco Legal acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/cocolegaloficial

Instagram: https://www.instagram.com/cocolegaloficial/

 

Julia Vidal Etnias Culturais cria marcas e produtos que valorizam a diversidade cultural brasileira. Especializada nos saberes e tecnologias das etnias culturais brasileiras, gerando despertares através do design de conexão, despertando identidades e buscando promover a autoestima de brasileiros.

Entre os principais produtos Júlia Vidal estão as linhas de roupas, acessórios e livros com protagonismo étnico e cultural. A empresa oferece ainda serviços de concepção de figurino, de vestidos de festa e noivas, criação de estamparia exclusiva inspirada na simbologia afro-indígena-regional-brasileira e conteúdos de pesquisa através de cursos e oficinas educativas, palestras e consultorias corporativas.

“O programa me formou enquanto empresária, me trouxe a formação para poder atuar como gestora de uma empresa. Fazer parte do Shell Iniciativa Jovem sempre me trouxe a conexão com o propósito do negócio, sempre reforçou esta conexão. Muitas vezes quando crescemos as instituições e aceleradoras nos direcionam a caminhos de maior rendimento ignorando a essência e a conexão com a motivação inicial. O programa trabalha junto o talento pessoal, o sonho, o aspecto motivador com a realidade, isso sempre fez com que o Shell Iniciativa Jovem  se tornasse diferente dos outros programas de startups/incubadoras pelas quais eu passei.”

Hoje Julia Vidal promove o patrimônio cultural brasileiro através do design sustentável. A empresa possui 3 ramos principais de atuação: Moda (coleções temáticas |figurinos |roupas de festa e noivas);  Design (Criação de estamparia étnica |Identidade Visual para eventos e artistas que vestem seu figurino) e Educação (Elaboração de livros com conteúdo étnico e de oficinas educativas que têm a moda, pesquisa étnica e sustentabilidade como principais ferramentas de trabalho).

“Continuem sendo suporte para promover sonhos  e impulsionar empresas conscientes que podem plantar boas sementes de mudança no mundo”

Para conhecer a  Julia Vidal acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/julia.vidal.etnias

Instagram: https://www.instagram.com/juliavidaletnias/

 

Luana Génot, fundadora do ID_BR – Instituto Identidades do Brasil, que luta pela aceleração da promoção da Igualdade racial através da campanha fixa chamada Sim a Igualdade Racial que tem três pilares: empregabilidade, educação e engajamento. 

A empreendedora foi motivada pela falta de conexão entre pessoas negras já formadas e o mercado corporativo privado. “Existe o mito de que não há negros capacitados para liderança, mas o que a gente vê que o número de pessoas negras cresceu +300% só na última década em termos de ocupação de cursos de ensino superior, por exemplo, em diversas áreas. Obviamente não proporcionalmente, mas, essas pessoas não estão sendo excluídas do mercado de trabalho.” afirma a empreendedora.

“Parabéns Shell Iniciativa Jovem, que venham muitos anos e que estes sejam só os primeiros vinte aninhos do programa que, com certeza, ajuda a repensar estruturas e a provocar uma série de empreendedores que já têm essa veia empreendedora a se planejarem mais e a extraírem o seu melhor e dos seus negócios. Então é muito importante ter um programa como o Shell Iniciativa Jovem, que esteja cada vez mais aberto para olhar também diversidade inclusão e conseguir também ajudar outras pessoas como eu, mulheres negras, da periferia, para que a gente não seja mais história única quando o negócio consegue prosperar, mas que sejam histórias coletivas. É isso que a gente quer, mudar cada vez mais, assim como o programa nos desafia a mudar.”

Para conhecer a  ID_BR acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/salveidbr

 Instagram: https://www.instagram.com/id_br/