Edital de Soluções para Retomada Nossa Rede Shell

Solução alternativa para o consumo de água potável é selecionada para o Edital de Soluções para a Retomada 2022

Por Shell Iniciativa Jovem em 04/01/2023

Foi durante uma viagem de férias com a irmã para um destino de praia que a empreendedora Isabela Vitoi começou a mudar o curso de sua vida profissional. Ao voltar para casa, ainda pensando no que tinha visto, a jovem leu o livro “Nada Easy: O passo a passo de como combinei gestão, inovação e criatividade para levar minha empresa a 35 países em 4 anos”, de Tallis Gomes, fundador da Easy Táxi, e ficou inspirada.

 

“Eu voltei para Vitória, que é uma cidade de praia, e simplesmente não conseguia não reparar na quantidade de lixo nas areias. A garrafa de água é um dos lixos mais comuns, mas ainda é pouco reciclada. Depois que li esse livro, que é praticamente um passo a passo de como fazer para tirar a sua ideia de negócio do papel, comecei a trabalhar em cima desta problemática”, relembra Isabela.

 

Nascia então a RefilMe, uma solução alternativa para o consumo de água potável. O objetivo é reduzir o uso de garrafas plásticas de pequeno volume, por meio de frascos reutilizáveis, que podem ser reabastecidos pelo consumidor gratuitamente.

Isabela Vitoi ao lado da ERA – Estação de Reabastecimento de Água (foto: Thiago Lara)

 

O projeto é composto por Estações de Reabastecimento de Água (ERA) potável, filtrada e refrigerada. São equipamentos touchless (sem contato), instalados em locais de elevado fluxo de pessoas, para que elas possam se hidratar de maneira segura e prática. O totem também permite que empresas anunciem na mobiliário urbano, agregando valor às suas marcas e rentabilidade para o projeto. A iniciativa também conta com um aplicativo, com o mapa das estações, opções para selecionar volume e temperatura, e estatísticas de quantas garrafas já foram poupadas.

 

ERA – Estação de Reabastecimento de Água (foto: acervo pessoal)

 

Para dar mais visibilidade ao seu projeto, Isabela sentia que precisava de algo que chamasse a atenção de grandes empresas. Foi quando conheceu o Shell Iniciativa Jovem, o programa de empreendedorismo da Shell.

 

“Eu estava começando. Não tinha clientes, não tinha cases, mas precisava de algo que funcionasse como poder de argumentação. O Selo de Empreendimento Sustentável foi o grande chamariz, para que outras marcas começassem a enxergar a nossa empresa com seriedade”, explica.

 

Hoje, a RefilMe está presente no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais. E os números de impacto impressionam: 1,1 milhão de litros de água poupados, 379 mil garrafinhas deixaram de ser produzidas e 189 mil litros de água foram consumidos por 26 mil usuários.

 

E a startup foi selecionada para o Edital de Soluções para a Retomada 2022, que oferece apoio financeiro a empreendimentos atuantes na mitigação dos efeitos da pandemia da COVID-19. O edital possibilitou a instalação de dois novos pontos de hidratação e a criação de um ecoponto, composto por uma ERA e uma máquina de coleta inteligente, em Vitória (ES). A máquina é da empresa Flori.Tech, parceira da rede IJ, e dará a destinação correta aos resíduos plásticos.

 

“O edital nos possibilitou trabalhar em conjunto e ter a experiência de testar a nossa parceria. São dois empreendimentos com muita sinergia e um negócio pode alavancar o outro”, conta Isabela.

 

Com a chegada do verão, a empreendedora já faz planos. Após a instalação dos três novos pontos em Vitória, quer fomentar mais negócios em seu estado e prepara um novo modelo de equipamento, para espaços ao ar livre, que deverá chegar à uma praia do Rio de Janeiro em janeiro de 2023.