Nossa Rede

Confira cinco dicas de como iniciar sua jornada no empreendedorismo

Por Shell Iniciativa Jovem em 19/12/2023

A emoção de conseguir os primeiros clientes e ver seu negócio ganhando mais robustez é algo indescritível. Esse começo de jornada no empreendedorismo é empolgante, mas também desafiador. Por isso, começar a empreender requer componentes importantes. Com isso em mente, a empreendedora Gabriela Cox, fundadora do Ceumomento, compartilhou dicas que foram fundamentais para dar seus primeiros passos no mundo empreendedor.

jornada no empreendedorismo

Dica um: Tome a iniciativa

Como apontou a empreendedora, não há aquele momento ideal com as circunstâncias perfeitas para começar a empreender. Dessa forma, já tendo a oportunidade de ofertar seus serviços ou produtos, inicie sua jornada e busque aprimorar o seu negócio ao longo do caminho por meio de formações empreendedoras e cursos.

Dica dois: Sua essência é seu diferencial

Na busca incansável por entregar um produto ou serviço nunca oferecido antes, o empreendedor esquece que o maior diferencial daquilo que oferta é a sua essência, ou seja, é a personalidade que se coloca ao vender o produto ou o serviço. Por isso, conforme Gabriela recomenda, sempre adicione um pouco de sua personalidade em tudo que o negócio oferece.

Dica três: Histórias importam

Alinhada com a dica anterior, conte a sua história como pessoa empreendedora: a sua jornada, os desafios e as conquistas. Compartilhar quem você é e o porquê de fazer o que você faz aproxima e cativa clientes já estabelecidos e pode conquistar aqueles que ainda estão em dúvida. Como disse Gabriela, “no fim de tudo, as pessoas se conectam com pessoas”.

Dica quatro: Comparações não levam a evoluções

A trajetória de cada empreendedor é diferente. Cada um enfrenta desafios próprios e alcança conquistas particulares e, sendo assim, comparar as vitórias de outros com a sua não é justo e não necessariamente estimula o desenvolvimento pessoal. Ao invés de tentar se equiparar, busque se inspirar e absorver os ensinamentos que essas pessoas tiveram como empreendedoras.

Dica cinco: Comemore suas conquistas

Cada passo dado é valioso na jornada no empreendedorismo. Em função disso, cada vitória, por menor que pareça, precisa ser comemorada e reconhecida, principalmente por você mesmo.

Essas dicas fazem parte do quadro “De Empreendedor para Empreendedor” que é publicado no Instagram do Shell Iniciativa Jovem. Se ainda não segue o @iniciativajovem, acompanhe para não perder as próximas edições!

 


Leia também:

Empreendedor, melhore sua saúde mental com essas cinco dicas

Cinco dicas fundamentais para captação de recursos e fomentos para empreendedores