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Datas comemorativas são uma oportunidade de alavancar seu negócio

Por Shell Iniciativa Jovem em 23/08/2023

No mundo dos negócios, ter conhecimento sobre datas importantes é crucial para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Existem diversas datas que podem ser trabalhadas, as comerciais mais conhecidas, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, ou as mais específicas para cada segmento, como o Dia do Turismo Ecológico, Dia do Programador, Dia Internacional do Livro Infantil, entre outras.

A habilidade de saber como usar essas datas comemorativas de forma estratégica pode ser um grande diferencial competitivo para a empresa. Contudo, é preciso ter atenção para não cair no exagero comercial e desrespeitar o significado da data em questão. É fundamental buscar sempre o equilíbrio entre o comercial e o respeito com o significado da data.

Por exemplo, no Dia Mundial do Meio Ambiente, uma empresa pode promover uma campanha de plantação de árvores nativas em áreas urbanas junto de ONGs e da prefeitura, ao invés de apenas fazer uma postagem ou uma palestra falando da importância da reciclagem. Isso demonstra preocupação com a causa e fortalece a imagem da empresa, ao mesmo tempo em que promove uma recuperação ambiental.

É importante ainda ressaltar que essas sensibilizações nas campanhas podem ser mais facilmente idealizadas quando se tem uma equipe diversa e qualificada.

Portanto, as datas comemorativas podem ser uma grande oportunidade para a sua empresa atrair e fidelizar clientes, desde que usadas de forma estratégica e respeitosa. Para ajudar no seu processo criativo, aqui está uma ideia de roteiro para seguir:

1. Mapeie as datas que são relacionadas ao seu negócio;

2. Coloque no seu calendário anual de marketing;

3. Desenvolva a estratégia que pretende usar em cada uma delas;

4. Caso envolva descontos e promoções, preocupe-se com a sustentabilidade financeira do seu negócio e analise prós e contras;

5. Compartilhe a ideia com pessoas de sua confiança para ver se de fato é boa ou se pode ofender alguém;

6. Ajuste o que for preciso depois da análise financeira e retorno da sua rede de apoio;

7. Divulgue a campanha;

8. Avalie os resultados, verifique o que pode melhorar e o que deve ser mantido para outras ações do seu empreendimento.


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